O objetivo desta comunicação é recordar os vários atos eleitorais no Concelho de Loulé, observando os candidatos a deputados e os resultados, sobretudo a distribuição dos votos nas várias freguesias, entre 1870 e 1910. A par com a questão estatística, procura recordar-se como foi a integração do Concelho nos vários círculos eleitorais que existiram no Algarve durante esse período de transição entre a Monarquia e a República.
Por outro lado, irão recordar-se alguns dos que foram candidatos eleitos ou não pelo Concelho e/ou círculo eleitoral de Loulé nesse período. Analisar-se-ão também os ecos de algumas eleições na imprensa regional e nacional com as acusações e queixas do que corria menos bem, identificando alguns dos protagonistas da vida política em Loulé nos finais do século XIX e início do século XX.
Artur Ângelo Barracosa Mendonça, natural de Santa Bárbara de Nexe, residiu em Clareanes e estudou em Loulé até aos 18 anos, onde reside a família. Em 1990 parte para Coimbra, para estudar História, na Faculdade de Letras. Frequentou ainda com aproveitamento a parte curricular do Mestrado em História Contemporânea, na referida faculdade. Professor do Ensino Básico e Secundário e investigador do Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, colaborou com a revista Al-Ulya (Loulé) e Anais do Município de Faro (Faro). Realizou conferências em Loulé, Faro, Tavira, Lagos, S. Bartolomeu de Messines (Silves), Condeixa-a-Nova e Coimbra, com temas de História do Algarve entre finais do século XIX e período da Primeira República. Tem capítulos publicados em vários livros e artigos em revistas e catálogos.
Este evento é de entrada livre.
Por: CM Loulé