Integrada no Mês da Juventude, esta iniciativa dinamizada em parceria pelo Espaço Jovem Municipal e pelo Gabinete de Cultura visa dar palco à expressão artística e à criatividade dos jovens talentos são-brasenses, nas suas múltiplas formas e linguagens.
A exposição foi inaugurada a 9 de maio, num ambiente de celebração, com a presença de muitos dos artistas participantes, amigos, familiares e público em geral. Um momento de partilha e reconhecimento que reforçou o espírito comunitário e o orgulho no talento local, que contou com um momento musical que como não poderia deixar de ser esteve a cargo de jovens talentosas são-brasenses: Maria Inácio e Matilde Spínola.
Na ocasião, a Vice-presidente da Câmara Municipal, em exercício de funções de presidência, Marlene Guerreiro, sublinhou a relevância desta iniciativa que tem permitido ao longo destas já 5 edições desvendar a arte e o talento dos jovens são-brasenses, sendo esta exposição muitas vezes a primeira oportunidade para apresentação dos seus trabalhos.
Na ocasião, Marlene Guerreiro, valorizou a escolha da área das ates enquanto possibilidade de construção de uma carreira promissora, destacando que neste ano letivo concluirão o ensino secundário, na área das artes os primeiros alunos que apostaram nesta opção."
A ARTrEve-te é uma experiência que, segundo a autarca, “tem sido muito feliz e surpreendente”, como é visível na qualidade e diversidade dos trabalhos apresentados nesta edição.
A mostra está patente ao público até 28 de maio e reúne obras de artistas com percursos e estilos muito diversos, mas com um traço comum: a vontade de comunicar, provocar e inspirar através da arte. Esta exposição é uma celebração do talento emergente de São Brás de Alportel, proporcionando uma plataforma de visibilidade e valorização das novas gerações criativas.
Os artistas participantes nesta edição:
Adriana Urbano
Com 25 anos, Adriana enveredou pelo mundo da fotografia de forma profissional após concluir o curso na ETIC Algarve. Como freelancer, percorre o país a captar eventos e momentos únicos, sempre com paixão e dedicação à arte de contar histórias com imagens.
Carlota Teixeira Guerreiro
Formada em Design de Moda e atualmente a aprofundar conhecimentos em Marketing de Moda, Carlota explora também a tecelagem manual. No seu atelier em São Brás de Alportel dá vida às suas ideias e visões criativas.
Catarina Sousa Cunha
Com formação em Comunicação e uma paixão profunda pela fotografia, Catarina alia conhecimento técnico a um olhar humanista. Explora a imagem como meio de expressão e narrativa, procurando sempre dar voz a perspetivas singulares.
Cláudia Martins
Natural de São Brás de Alportel e atualmente estudante de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Cláudia revela uma linguagem plástica rica e diversificada, que vai da tapeçaria ao vidro, da pintura ao desenho. Uma artista em descoberta permanente de novas formas de expressão.
Cristiana Guerreiro
Designer gráfica e tatuadora, Cristiana revela nesta exposição uma faceta mais intimista do seu percurso artístico: o desenho. Os dois trabalhos apresentados espelham a sua estética e sensibilidade visual.
Daniela Silva
Licenciada em Turismo, Daniela encontrou nas artes manuais e na cerâmica um novo rumo de vida. Desde 2023 concretiza o sonho de criar com as mãos, misturando paixão, textura e forma nas suas peças únicas.
Danila Morgado Gonçalves (“Dail”)
Autodidata e criadora nata, Danila expressa-se desde pequena através de materiais como barro, musgami e argila. Frequenta o curso de Artes Visuais e destaca-se pela sua capacidade criativa multidisciplinar – do desenho à escultura, da costura à pintura.
James McCowan
Nascido em Toronto e residente no Algarve, James alia a técnica fotográfica à sensibilidade estética. Com formação em Fotografia e Design de Comunicação, trabalha entre o comercial e o artístico, captando luz, emoção e narrativa em cada imagem.
José Eduardo Coelho
Um exemplo de inclusão e superação, José Eduardo encontrou na pintura uma forma de comunicar e partilhar o seu mundo. Desde 2020, participa com entusiasmo na mostra ARTrEve-te e tem desenvolvido obras em várias técnicas – pastel, aguarela, acrílico – com temáticas que vão do figurativo ao abstrato.
Leonardo Marques (@photo.lamm)
Com 24 anos, Leonardo é fotógrafo de paisagem e de casamentos. Herdou o gosto pela fotografia do avô fotojornalista e dedica-se à área desde 2018. Esta participação marca uma incursão fora da sua zona de conforto, revelando a versatilidade e o desejo de constante superação artística.
Mariana Soares
Aos 19 anos, Mariana já soma um percurso notável na área da modelagem de vestuário. Fundadora da marca Mariian'Art, alia técnica, criatividade e consciência social, tendo sido distinguida com o Prémio Juventude 2022 – São Brás de Alportel, na categoria Artes.
Miriam Mendes
Com 25 anos e um percurso recente mas promissor na fotografia, Miriam Mendes apresenta nesta exposição trabalhos que refletem a sua busca por um estilo próprio. Fotografa eventos, faz autorretratos e ambiciona abrir o seu próprio estúdio.
Tiago Narciso
Estudante do 12.º ano do curso de Artes na Escola José Belchior Viegas, Tiago Narciso tem vindo a destacar-se em várias iniciativas artísticas locais. É autor do logótipo oficial das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em São Brás de Alportel e participa nesta mostra com obras que exploram o impacto visual e emocional, desafiando o olhar crítico do espectador.