A AMAL acaba de ver aprovada a candidatura ao Programa Regional do Algarve para a concretização do PADRE II - Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos 2025-2027, que submeteu em março deste ano. Nesta fase, a dotação disponível, proveniente do FEDER, ronda os 27 milhões de euros.
Dando continuidade ao PADRE I (2014-2020) e às intervenções já realizadas anteriormente nesse âmbito, o PADRE II incide também nos territórios rurais e de baixa densidade, promovendo a sua valorização e dinamização, e com ajustes de acordo com os recursos a valorizar. A sua área de intervenção integra os municípios de Alcoutim, Aljezur, Monchique, São Brás de Alportel e Vila do Bispo, na sua totalidade. 
 
O Plano está estruturado em cinco eixos estratégicos, apostando na diversificação económica, na sustentabilidade ambiental e na capacitação local, incentivando a fixação da população e fortalecendo a resiliência e a coesão territorial:   
 
- Eixo I - Conservação da Natureza e Biodiversidade.  
- Eixo II - relativo à Rede de Aldeias Inteligentes, tem como referencial o trabalho desenvolvido pela CCDR Algarve, que elaborou um documento de referência para a criação de uma Rede de Aldeias Inteligentes no Algarve. A criação desta Rede estabelece um conjunto de desafios, entre os quais se destaca a utilização de novas tecnologias, incluindo as digitais, para aproveitar novas oportunidades de transformação a partir de iniciativas, atividades, formas de ocupação e empregos nas áreas rurais.  
- Eixo III - referente a Medidas transversais, pretende assegurar a resposta ao aviso e ao reforço das boas práticas do período anterior (PADRE I).  
- Eixo IV - visa valorizar recursos e territórios e engloba intervenções de carácter mais estrutural para cada um dos territórios, baseando a sua ação em elementos âncora dos recursos endógenos.  
- Eixo V - focado na Capacitação e Governança, assegura a construção de competências e capacidade de gestão do Plano e dos seus intervenientes.  
 
Este será o Modelo de governação do PADRE II:  
 
- A Coordenação estratégia e operacional será da responsabilidade da AMAL, na contratualização da gestão dos Eixos 2, 3, 4 e 5, em articulação com o Conselho Intermunicipal da CIM, a AG Algarve 2030 (Autoridade de Gestão) e as entidades gestoras de Projetos transversais.  
- Os Projetos do Eixo 1, Conservação da Natureza e Biodiversidade, serão da responsabilidade da CCDR Algarve.  
- A Gestão de Projetos Transversais, que inclui a Rede de Mercados Locais, será da responsabilidade da Vicentina; a Promoção Turística será da responsabilidade da RTA; a Rede Serrana de Autocaravanismo da responsabilidade da In Loco e a READY da responsabilidade da ATBG.  
 
 
Por: Bernays Lab