No próximo sábado, 11 de fevereiro, a partir das 10h00, vai ser apresentado no auditório do Convento do Espírito Santo (antigo INUAF), em Loulé, as aulas públicas do «Projeto 10x10».

O projeto-piloto “10x10” do Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian envolve professores, artistas e alunos num trabalho de valorização de conteúdos curriculares do ensino secundário, estimulando o prazer de aprender e a interação de perspetivas, dos saberes e da criatividade.

Atualmente na quinta edição, o “10X10” estendeu-se ao Sul do país, pela primeira vez, num desafio colocado pela Autarquia de Loulé à Escola Secundária Drª Laura Ayres, em Quarteira.

Os processos de trabalho e os seus resultados culminam nas denominadas aulas públicas, cuja finalidade é a partilha dos sucessos e as dificuldades sentidas neste processo de aprendizagem mútua.

Refira-se que este projeto desenvolveu-se em três fases. A primeira fase consistiu numa residência artística de seis dias na qual artistas e professores desenvolveram interações e cumplicidades na reflexão, na partilha de saberes e de experiências em ambiente informal. A segunda fase envolveu a conceção de um projeto pedagógico singular, por um conjunto de professores/artistas, que testa e aplica em sala de aula e no contexto da disciplina, algumas das micropedagogias que o projeto tem vindo a desenvolver. Por fim, artistas, professores e respetivos alunos, idealizaram uma forma de partilhar a sua experiência com a comunidade educativa – professores, artistas, educadores, investigadores, encarregados de educação – através de uma “aula pública”.

Esta iniciativa tem entrada livre.

 

Por: CM Loulé