No arranque da programação cultural em rede «Central Artes», que envolve cinco municípios, Loulé acolhe esta quinta-feira, 12 de março, das 15h30 às 17h30, o Workshop «Construção de instrumentos musicais com vegetais», uma iniciativa que irá decorrer no Palácio Gama Lobo.

Dois músicos da original “The Vegetable Orchestra”, que veio da Áustria para se juntar a este programa, serão os responsáveis por esta iniciativa. Nos workshops, que decorrerão também nos outros municípios que, com Loulé, formam esta rede (Albufeira, Faro, Olhão e Tavira), os grandes mestres da “música vegetal” irão partilhar os seus segredos, ao ensinar a ouvir os vegetais, senti-los e, finalmente fazer deles instrumentos musicais com mínimas habilidades na cozinha e algum treino.

Ao mesmo tempo, será feita uma colaboração direta com os músicos da “The Vegetable Orchestra” num ambiente de trabalho criativo para aprofundar diretamente o entendimento desta arte muito específica, além de mostrar os bastidores deste processo fascinante e criativo.

Este workshop será certamente interessante tanto para músicos profissionais quanto para ouvintes de músicas não profissionais, mas curiosos.

Os participantes precisam ter no mínimo dez anos de idade, pois irão trabalhar com facas e brocas. Trata-se de uma iniciativa limitada a 20 pessoas.

Inscrições e mais informações através do telefone 289 414 604 ou centralartes@eventorslab.com

Para encerrar o ciclo de 5 workshops que serão realizados nas cinco cidades envolvidas, a “The Vegetable Orchestra” apresentar-se-á no Mercado da Ribeira, em Tavira, às 21h30, do próximo sábado, dia 14 de março.

Todas as atividades são de entrada livre.

Recorde-se que a Central Artes é uma iniciativa conjunta de cinco municípios do Algarve Central (Loulé, Albufeira, Faro, Olhão e Tavira) no seguimento de uma candidatura realizada ao CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve), instrumento financeiro, com fundos comunitários, que visa o apoio ao desenvolvimento do Algarve. Todas as atividades previstas irão desenvolver ao longo de 2020/21.

Toda a programação disponível em www.cm-loule.pt

 

Por: CML/GAP /RP