Localizado na Rua José Viegas Gregório, este novo estabelecimento, surgiu da necessidade de um local, no interior do Concelho, onde se pudessem encontrar “o material, o alimento, o vestuário e todo o tipo de máquinas que o apicultor precisa”, uma vez que a loja mais próxima se encontra a cerca de 15 km de Salir, em Loulé.
José Lourenço, apicultor, e a sua esposa, Helena Lourenço, de 41 e 42 anos, respetivamente, proprietários da ApiSalir, conhecem bem a necessidade do ramo. Produtores de mel, são também comerciantes de mel de outros produtores, que exportam para o estrangeiro, para países como a Espanha e Alemanha, atividade que, a par da abertura do novo espaço, levou a um investimento inicial que rondou os 50 mil euros.
E porque um investimento assim deve ser rentabilizado, José e Helena Lourenço desde logo perceberam que a loja, com cerca de 100 m2, podia oferecer muito mais ao povo de Salir. Além dos produtos dedicados ao ofício da apicultura, à conservação do mel e do próprio mel, este espaço tem ainda outras ofertas, entre as quais produtos regionais, materiais de e para artesanato e produtos de papelaria e tabacaria, como jornais e revistas.
Por: VL