No âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Animal, assinalado no início do mês de Outubro, foram angariados, pelos alunos do Colégio da Torraltinha, vários donativos para os animais do canil municipal

Esta iniciativa vem na sequência da Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema “AMAR é CUIDAR”, levada a efeito pela Câmara Municipal de Lagos.

Recorde-se que no ano letivo 2014/2015 a autarquia organizou uma Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema “AMAR é CUIDAR”, dirigida especialmente à população escolar do município.

Esta campanha, cujo público-alvo foram os alunos das escolas do 1º ciclo e infantários, foi dinamizada pelo Serviço de Veterinária Municipal e incidiu, de forma lúdica, sobre as necessidades dos animais de estimação mais comuns, apelando à responsabilização individual e prevenindo os maus-tratos e abandono de animais. Na sequência desta campanha e, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Animal (assinalado a 04 de Outubro), os alunos do Colégio Torraltinha organizaram uma ação de recolha de donativos para o canil. Assim, foi doado diverso material que será muito bem-vindo no canil, designadamente mantas, pipetas, brinquedos e embalagens de ração. A Câmara Municipal de Lagos vem assim agradecer publicamente a preocupação demonstrada por estes alunos, prontos em ajudar os animais do canil.

Recorde-se, a propósito, que de acordo com os responsáveis pelo Serviço de Veterinária Municipal, a aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens da população tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono crescente de animais (verificado sobretudo em período de férias). Refira-se, ainda, que a ideia desta campanha surgiu no seguimento do já muito trabalho que tem sido desenvolvido na área do bem-estar animal, podendo-se relembrar a este propósito os melhoramentos realizados nas instalações do Canil Municipal, a preocupação com a atualização do regulamento de gestão daquele espaço ou, ainda, as parcerias com associações de defesa dos animais, no caso concreto, a Associação Cadela Carlota & Companhia e a Associação Miacis. O Canil tem, igualmente, contado com o apoio de vários voluntários, a quem a autarquia também presta o seu agradecimento público.

 

Por: CM Lagos