Esta iniciativa vem na sequência da Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema “AMAR é CUIDAR”, levada a efeito pela Câmara Municipal de Lagos.
Recorde-se que no ano letivo 2014/2015 a autarquia organizou uma Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema “AMAR é CUIDAR”, dirigida especialmente à população escolar do município.
Esta campanha, cujo público-alvo foram os alunos das escolas do 1º ciclo e infantários, foi dinamizada pelo Serviço de Veterinária Municipal e incidiu, de forma lúdica, sobre as necessidades dos animais de estimação mais comuns, apelando à responsabilização individual e prevenindo os maus-tratos e abandono de animais. Na sequência desta campanha e, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Animal (assinalado a 04 de Outubro), os alunos do Colégio Torraltinha organizaram uma ação de recolha de donativos para o canil. Assim, foi doado diverso material que será muito bem-vindo no canil, designadamente mantas, pipetas, brinquedos e embalagens de ração. A Câmara Municipal de Lagos vem assim agradecer publicamente a preocupação demonstrada por estes alunos, prontos em ajudar os animais do canil.
Recorde-se, a propósito, que de acordo com os responsáveis pelo Serviço de Veterinária Municipal, a aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens da população tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono crescente de animais (verificado sobretudo em período de férias). Refira-se, ainda, que a ideia desta campanha surgiu no seguimento do já muito trabalho que tem sido desenvolvido na área do bem-estar animal, podendo-se relembrar a este propósito os melhoramentos realizados nas instalações do Canil Municipal, a preocupação com a atualização do regulamento de gestão daquele espaço ou, ainda, as parcerias com associações de defesa dos animais, no caso concreto, a Associação Cadela Carlota & Companhia e a Associação Miacis. O Canil tem, igualmente, contado com o apoio de vários voluntários, a quem a autarquia também presta o seu agradecimento público.
Por: CM Lagos