O Município de Aljustrel evoca os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades, que vão decorrer ao longo de um ano.

Destaque, contudo, para a programação dos próximos dias 24 e 25, datas em que se assinala, precisamente, o cinquentenário da Revolução dos Cravos.

No dia 24 as comemorações evocativas arrancam, pelas 16:00 horas, no Museu Municipal, com a inauguração da exposição “Da Resistência à Liberdade – do Fundo à Superfície”, que resulta de uma parceria entre a Associação do Fundo à Superfície e o Município de Aljustrel.

Pelas 22:00 horas, realizar-se-á o Espetáculo Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, na praça da Resistência, que será protagonizado pelos Anjos e pela Banda da SMIRA.

Seguir-se-á a evocação ao 25 de Abril pelo presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, e uma atuação, em uníssono, dos Grupos de Cante Alentejano do concelho.

Haverá ainda fogo-de-artifício e a animação, noite dentro, ficará a cargo do Dj Brazoff com um “Remember 70’s”.

No dia 25, às 10:30 horas, acontecerá o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, que contará com a participação do Coro da Universidade Sénior de Aljustrel. Haverá ainda, a esta hora e no mesmo local, a partida do Raid Cicloturista do Concelho de Aljustrel e atividades infantis, no Jardim 25 de Abril.

Pelas 11:00 horas, decorrerá a Cerimónia de Homenagem aos Combatentes de Guerra do Concelho, e, pelas 15:00 horas, no Parque Desportivo, realizar-se-á a Sessão Solene da Assembleia Municipal Evocativa do Cinquentenário do 25 de Abril, onde será prestada homenagem a todos os eleitos locais desde 1974 e onde participarão vários projetos musicais do concelho.

As comemorações, neste dia, terminam com um concerto com a Banda Opoente, na Praça da Resistência.

O Município de Aljustrel tem estado a preparar as comemorações conjuntamente com uma Comissão Municipal de Honra, que foi propositadamente criada para o efeito.

Todo o programa aqui: https://www.mun-aljustrel.pt/39149/comemoracoes-50-anos-do-25abril