A Câmara de Aljezur aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de 25 de maio de 2021, os termos da parceria a estabelecer entre várias entidades, a fim de aumentar a capacidade formativa na área da medicina, nomeadamente o ensino da medicina e a investigação clínica e biomédica, desenvolvida na Universidade do Algarve.

O assunto foi largamente debatido no seio da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, que defende a participação dos municípios no investimento a fazer, em todas as componentes da área da saúde na região.

Aljezur irá colaborar nesta parceria com uma verba de cerca de 10.325€ anuais, pelo período de cinco anos (2021 a 2025), sendo que o apoio somado de todos os municípios atinge o valor de 600 mil euros, por ano.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a própria Universidade do Algarve, suportarão a restante fatia necessária, para fazer face ao reforço e alargamento do curso de medicina ao longo de cinco anos.

Esta medida integra um conjunto mais amplo de ações, que visam captar e fixar profissionais de saúde no Algarve, assim como aumentar a percentagem de alunos que, após concluírem a sua formação, ficam a exercer a sua atividade profissional na região. Assim sendo, cada vez mais o Algarve se afirma como uma região que assume projetos conjuntamente, para dar resposta às necessidades da mesma.