Realizar-se-á, no domingo, dia 21 de junho, entre as 18:00 e as 20:00 horas, nos jardins da Fundação Gulbenkian, o concerto "Cyneticum - Mito Algarvio Ensemble". Um evento promovido pelo projeto "Próximo Futuro", da Fundação Gulbenkian, sob a direção musical do acordeonista João Frade que em 2002, com apenas 19 anos, foi campeão do mundo na categoria Varieté.

Este projeto, criado em 2009, visa dinamizar a cultura contemporânea, evidenciando a relação entre a produção e a criação contemporâneas em cidades de África, da Europa, da América Latina e das Caraíbas. Os seus dois eixos de trabalho são, por um lado, a investigação e a produção teórica, e, por outro, a produção e programação artísticas, dando visibilidade de atores destas regiões culturais.

A convite de João Frade, participam em Cyneticum os seguintes músicos, amplamente reconhecidos na música algarvia pelos seus créditos e talentos: Carlos Garcia, pianista e orquestrador deste projeto; Emanuel Marçal no acordeão; Paulo Machado, baixista da banda Marenostrum, que neste evento tem a seu cargo o baixo "fretless", o acordeão e a eletrónica; João Filipe Guerreiro, vice-campeão do mundo em 2014 na categoria Sénior Varieté; e o acordeonista Nelson Conceição, professor de música que, em 2011, venceu o 1º Prémio do "Itália Award" para melhor composição moderna.

 Este concerto está dividido em duas partes: numa primeira parte, os músicos interpretam a solo, em vários lugares do jardim da Fundação Gulbenkian, um reportório pessoal, e, mais tarde, e em conjunto, farão um concerto no anfiteatro ao ar livre.

O reportório criado para esta apresentação foi feito a partir de uma metodologia de desconstrução, construção, destruindo e reconstruindo várias melodias, harmonias e ritmos, de forma a encontrar uma síntese musical perfeita que resulta do trabalho em coletivo e do universo musical de cada um dos músicos. Cyneticum é assim, uma evocação do período romano que o Algarve viveu na Antiguidade e do qual existem vestígios etnolinguísticos que terão tido influência no modo de combinar melodias. Por outro lado, a recuperação de alguns temas do Mediterrâneo, Médio-Oriente, e América do Sul são importantes na conceção deste concerto.

 A primeira parte deste espetáculo, no Jardim, não requer pagamento de bilhete.