Jules Marie e Adria Soriano Barrera discutem título de singulares às 11h Francês e colombiano afastaram Pedro Araújo e Duarte Vale Final da 14.ª edição com transmissão em direto na Sport TV

O algarvio Tiago Pereira ergueu o terceiro título em quatro finais de pares disputadas nas últimas quatro semanas ao sagrar-se campeão do Loulé Open by Cimpor com o búlgaro Alexander Donski. A 14.ª edição do torneio internacional que o Clube de Ténis de Loulé organiza com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis termina este domingo com a final de singulares entre Jules Marie e Adria Soriano Barrera, responsáveis pelas eliminações de Pedro Araújo e Duarte Vale.

Depois de serem campeões em Faro, vice-campeões na Quinta do Lago e novamente campeões em Vale do Lobo, Tiago Pereira e Alexander Donski celebraram a terceira conquista do mês com uma vitória por 7-6(6), 2-6 e 10-1 contra o francês Dan Added e o checo Jakub Nicod.

A final colocou frente a frente as duas duplas mais cotadas do torneio e foi arrancada a ferros pela parceria luso-búlgara, que reagiu muito bem à quebra de concentração na segunda partida para vencer de forma indiscutível o match tie-break decisivo.

Este foi o terceiro título do ano para Pereira e Donski, que na temporada transata já tinham ganho uma prova lado a lado na cidade tunisina de Monastir. Para o jovem português de 19 anos trata-se da quinta conquista na variante de pares, sendo estas três do Algarve as mais importantes por serem as primeiras na categoria M25 da Federação Internacional de Ténis. Já o búlgaro, que em Loulé optou por não disputar o quadro de singulares para recuperar de uma lesão abdominal, venceu pela 15.ª vez um torneio de pares.

"Não há palavras para descrever estas semanas, ganhar em casa é uma sensação incrível. Já joguei muitos torneios neste clube e continuo a adorar o clube e as pessoas que trabalham cá, por isso é muito especial", explicou Pereira depois da final. Donski destacou o cada vez melhor entrosamento entre os dois, decisivo para "os momentos de pressão e o match tie-break em que voltámos a encontrar uma forma de continuarmos a ganhar."

O sucesso de Pereira e Donski tem sido tal que a dupla já fala em apontar a novas conquistas e tentar provar o mesmo sucesso no circuito Challenger ainda este ano.

Se nos pares a festa foi portuguesa, nos singulares a possibilidade de o torneio contar com uma final entre dois jogadores "da casa" desfez-se logo de manhã. E ao início da tarde caiu o outro representante, pelo que o sucessor de Gonçalo Oliveira não terá a mesma nacionalidade.

A disputar pela quarta vez na carreira — e segunda esta temporada — umas meias-finais de singulares, Pedro Araújo (777.º classificado no ranking mundial) não resistiu a Jules Marie (223.º) e perdeu por 6-4 e 6-2 com o francês, primeiro cabeça de série do torneio.

O lisboeta de 21 anos começou a prova a estancar a série vitoriosa do compatriota Jaime Faria, depois salvou match points em encontros consecutivos que fechou no tie-break do terceiro set e este sábado procurava a primeira final individual da carreira, mas não resistiu ao favoritismo do adversário.

Depois de uma fase inicial muito equilibrada, em que ambos os jogadores sentiram dificuldades em segurar os respetivos jogos de serviço, Marie levou a melhor no serviço de Araújo ao nono jogo, que o português teve oportunidades para fechar, e deu o golpe decisivo: logo a seguir, o francês fechou o set e ganhou o embalo de que precisava para entrar com o pé direito no segundo, em que aumentou a consistência e forçou o adversário a cometer mais erros.

Na segunda meia-final, Duarte Vale (581.º) esteve encaminhado para forçar mais um terceiro set, só que Adria Soriano Barrera (554.º) nunca deitou a toalha ao chão e acabou recompensado com uma vitória ainda em duas partidas, graças aos parciais de 6-2 e 7-6(3).

O português anulou três match points no encontro da segunda ronda contra Frederico Silva, que só concluiu na sexta-feira por causa da chuva, e depois surpreendeu o segundo cabeça de série, novamente em três sets.

Foi essa receita que tentou repetir e que pareceu bem encaminhada quando liderou por 4-1 no segundo set, só que uma vez na frente do marcador voltou a cometer mais erros e o adversário colombiano, apesar de pressionado, soltou o braço e elevou consideravelmente o nível de jogo. No tie-break, duas duplas faltas consecutivas de Vale quando perdia por 3-4 praticamente sentenciaram a derradeira hipótese de haver uma reviravolta.

Jules Marie e Adria Soriano Barrera vão enfrentar-se pelo título do Loulé Open by Cimpor a partir das 11 horas de domingo. A final será transmitida em direto pela Sport TV 1.

Tanto o francês (32 anos) como o colombiano (24 anos) conhecem a sensação de disputar finais e vencer titulos em Portugal: Marie — com 18 títulos no currículo — venceu duas provas em Guimarães em 2013 e uma no Porto em 2023, enquanto Soriano Barrera — vencedor de dois torneios em toda a carreira, que começou tardiamente pois apostou no circuito universitário norte-americano — inaugurou o palmarés em Setúbal, há dois anos.