Entre os dias 15 e 17 de agosto, a SPEA volta a estar presente em mais uma edição da Birdfair de 2014, este ano representando a observação de aves no Algarve, com o apoio da Associação Turismo do Algarve e com o projeto Terras do Priolo, financiado por fundos comunitários LIFE. Este ano os principais objetivos da presença da SPEA será a promoção da observação de aves na região do Algarve, região onde se localizam algumas das principais zonas| para a observação de aves em Portugal e a promoção do projeto LIFE Terras do Priolo.
A feira que decorre em Inglaterra, na Rutland Water Nature Reserve chega a juntar anulamente cerca de 21 000 aficionados por este hobby. O Reino Unido é mesmo um dos países onde esta atividade tem mais expressão e por essa razão a SPEA considera essencial estar presente todos os anos a promover o birdwatching.
A Birdfair, também conhecida por British Birdwatching Fair, destina-se a um público diversificado, desde profissionais e conhecedores profundos desta temática, até aos simples amantes da observação de aves. A organização deste evento é levada a cabo pela Leicestershire & Rutland Wildlife Trust e pela Royal Society for the Protection of Birds.
A Birdfair é uma autêntica montra para os amantes da observação de aves e a SPEA não poderia deixar de estar presente neste evento. Os participantes poderão participar em workshops, conferências e conhecer novas organizações, equipamentos e acessórios de última geração, materias e destinos e programas para a realização de ecoférias.
Sendo um evento de birdwatching de grande relevo a nível europeu, que reúne milhares de adeptos em todo o mundo, principalmente junto da comunidade britânica, a SPEA não poderia deixar passar a oportunidade de promover o Festival de Observação de Aves em Sagres, que irá decorrer nos próximos dias 2 e 5 de outubro, altura em que milhares de aves rumam a África para passar o inverno e proporcionam um espetáculo único para quem as observa. O festival é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo, a SPEA e a Almargem.
O Algarve é uma das regiões com mais potencial para a observação de aves em Portugal, sendo cada vez mais procurado por entusiastas que desejam aumentar as suas listas de espécies de aves observadas. A região é privilegiada na enorme diversidade de habitats que tem, desde o mar às rias e estuários, passando pelas dunas e falésias, até aos campos agrícolas e as florestas, que albergam centenas de espécies de fauna e flora. Destacam-se vários endemismos florísticos, répteis e anfíbios, golfinhos e baleias e muitas aves.
A Birdfair será também uma oportunidade de dar início à divulgação e angariação de fundos para colocar em prática uma campanha de alerta à captura ilegal de aves no nosso país. As aves são capturadas recorrendo a armadilhas proibidas para fins gastronómicos ou para serem vendidas como animais de companhia.
A SPEA tem vindo a marcar presença nesta feira desde 2006 e o seu stand é procurado sobretudo por turistas interessados em visitar o nosso país com o intuito de observar as aves. Em Portugal é possível observar mais de 350 aves em todo o território e o facto de ser um país pequeno, com diferentes tipos de habitat proporciona num curto espaço de tempo e distância a observação de muitas espécies consideradas especiais.
Por SPEA


