O Município de Alcoutim viu aprovada, no passado dia 15 de março, uma candidatura ao Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) designada por «READY – Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo», na sua 3.ª Fase,

que prevê a criação de uma ciclovia (pista ciclável e faixa ciclável) com cerca 6,73 Km, dotando a vila de Alcoutim de uma rede de ciclovias.

A operação visa ainda, a criação de um centro de BTT – infraestruturas de apoio (Instalações sanitárias e local adequado equipado para a lavagem e manutenção de bicicletas, para pequenas reparações e afinações), com uma área de 193m2. A partir do centro de BTT segue a ciclovia que ramificará até ao centro da vila e fará um circuito fechado pela EN122-1, entroncando no CM 1055 que ligará a Corte Tabelião, intersetando nesse ponto a via Algarviana.

O que se pretende é o desenvolvimento do turismo ativo, a valorização do património natural e a consolidação das infraestruturas âncora existentes no Algarve, destinadas à prática da atividade de cicloturismo e pedestrianismo, procurando assim conseguir criar condições de sustentação económica nos territórios de baixa densidade.

A operação tem enquadramento no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, eixo prioritário 5 – investir no emprego, objetivo temático 8 – promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral, prioridade de investimento – 8.9. – A conceção de apoio ao crescimento propício ao emprego, através do desenvolvimento do potencial endógeno como parte integrante de uma estratégia territorial para zonas específicas, incluindo a conservação de regiões industriais em declínio e o desenvolvimento de determinados recursos naturais e culturais e da sua acessibilidade, estando o investimento incluído no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE). 

A operação, que se prevê estar concluída até 31 de dezembro de 2022, tem um investimento elegível 732.625,93 euros, ao qual foi atribuída uma comparticipação comunitária (FEDER) de 512.838,15 euros.

 

Por: Município de Alcoutim