A despedida do ano velho com o Albufeira Carpe Nox já consta dos melhores roteiros de Fim de Ano a nível nacional e internacional. Trata-se de um espetáculo que promete e que faz acontecer magia, deslumbramento e inovação. Às 22h00, de 31 de dezembro, os Silence 4, uma das bandas mais icónicas a nível nacional, regressam à Praia dos Pescadores para interpretar as melhores músicas dos 30 anos de carreira. No final do concerto, faz-se a abertura do palco X, no areal em frente do palco principal, uma das novidades desta noite de Fim de Ano, a partir de onde, antes, durante e depois da meia-noite, o DJ Guga irá tocar ao vivo uma sequência musical épica sincronizada com aviões, paramotores, pirotecnia e efeitos especiais. Depois a NOX mágica continua no palco principal com o DJ Wilson Honrado. Outra das grandes novidades é o Concerto de Ano Novo, no dia 1 de janeiro, a partir das 17h00, com os talentosos Quatro e Meia, num alinhamento exclusivo que irá fazer deste primeiro dia do ano, um momento inesquecível. Albufeira Carpe Nox – Faça da Noite Dia, com um espetáculo deslumbrante junto ao mar!
O programa de Fim de Ano Albufeira Carpe Nox 2026 foi apresentado dia 26 de setembro, no Rooftop do Hotel Kimpton Atlântico Algarve, em São Rafael, enquadrado por um cenário magnífico de mar, por de sol e o som envolvente de um conjunto de cordas feminino.
A apresentação, que contou com a presença de elementos do Executivo, das Juntas de Freguesia, da APAL – Agência de Promoção de Albufeira (entidade parceira do evento), empresários, representantes de várias entidades e associações do concelho começou com a apresentação de um vídeo genérico do Fim de Ano, ao que se seguiram as intervenções de João Costa, da TavolaNostra, (empresa – produtora), de Desidério Silva, presidente da APAL, e de José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Durante a apresentação do programa, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinhou que o Albufeira Carpe Nox é diferente de edição para edição, o que constitui uma estratégia para gerar expectativa e motivação para que as pessoas regressem a Albufeira para a celebrar o Fim de Ano. “Apostamos na qualidade, na diversificação e na inovação do programa. Trata-se de um conceito diferente do paradigma habitual dos programas de Passagem de Ano, que consiste num espetáculo musical e fogo-de-artifício. Para além disso o Albufeira Carpe Nox tem um enquadramento paisagístico único – a Praia dos Pescadores – que não é possível imitar”. José Carlos Rolo refere que quem vem para o Fim de Ano na Praia dos Pescadores acaba por ficar mais dias, contribuindo para dinamizar a economia local, a nível da ocupação hoteleira, restauração e comércio na zona. “Assim, para complementar o Albufeira Carpe Nox, temos um programa paralelo que tem sido um êxito ao longo dos anos”, disse, o Paderne Medieval (31 de dezembro a 4 de janeiro) e o Street Food sem Fronteiras com a curadoria do Chefe Nuno Bergonse (31 de dezembro a 3 de janeiro). O autarca aproveitou para lançar um repto aos empresários para que “nesta época do ano “mantenham os seus estabelecimentos abertos, durante estes dias, para que consigamos transmitir uma imagem positiva e de qualidade do destino durante todo o ano”.
A 31 de dezembro, o areal da icónica Praia dos Pescadores volta a encher-se de milhares de pessoas a vibrar na última noite do ano. O programa começa às 22h00, com um concerto dos Silence 4, a banda de Coimbra, de David Fonseca, que se volta a juntar para celebrar os 30 anos de carreira e o maior Fim de Ano em Portugal, num palco arrojado e interativo, com projeção vídeo, iluminação e cenografia inovadora que promete um espetáculo imersivo e emocionante, como já vem sendo habitual nas edições anteriores do evento.
Terminado o concerto, faz-se a abertura do novo palco X, montado no areal em frente ao palco principal, o local do Nox Live Act, que irá criar uma interação inesquecível com o público, o palco principal, o céu e o mar. Assim, este ano, a contagem decrescente para dar as Boas-Vindas a 2026 começa mais cedo com o palco X a liderar o processo com um espetáculo musical e multimédia entre o palco X, o palco principal e o mar. Em simultâneo com o primeiro momento piromusical aquático, duzentas bolas gigantes iluminadas serão largadas por cima do público, criando um momento mágico e de rara beleza.
Passados 6 anos da primeira edição do Albufeira Carpe Nox, os Flying Dragons – oito pilotos campeões mundiais de paramotor - regressam a Albufeira para uma performance ainda mais impactante e inesquecível, afirma o produtor do espetáculo, sublinhando que “os consagrados pilotos Tim Dews e Tom Dews prometem uma coreografia aérea sincronizada, com recurso a pirotecnia, lasers e efeitos especiais suspensos, ainda mais fantástica e arrojada, naquele que é o grande momento de despedida do ano velho, antes da contagem para o ano novo”.
O Nox Live Act acaba com o espetáculo Piromusical e Aquático, fazendo a passagem para o palco principal para o último momento da noite com Nilson Honrado, um dos mais prestigiados e requisitados DJs nacionais.
O Albufeira Carpe Nox 2026 continua no dia 1 de janeiro, a partir das 17h00, na Praia dos Pescadores, com o Concerto de Ano Novo com os Quatro e Meia, com energia contagiante e um alinhamento exclusivo que irá tornar o primeiro dia do ano, num momento absolutamente emocionante e inesquecível.
João Costa da Tavolanostra corroborou a opinião de José Carlos Rolo relativamente ao potencial do enquadramento natural do Albufeira Carpe Nox, destacando que “desde a primeira edição, na Passagem de Ano de 2019 - 2020, temos tido um enorme desafio para garantir e superar a qualidade do evento, mas tal como o Senhor presidente referiu, a aposta tem sido diversificar e inovar de ano para ano para conseguirmos surpreender e cativar ainda mais o nosso público”. O ano passado, o Fim de Ano de Albufeira foi o maior evento artístico realizado em Portugal, afirmou. A imagem da Praia dos Pescadores com milhares de pessoas a vibrar é completamente avassaladora, sendo que o Albufeira Carpe Nox já se afirmou como uma marca e legado incontornáveis no panorama artístico nacional e internacional, tendo conseguido consolidar a sua própria identidade disse, pelo que “é imprescindível continuar a surpreender e inovar”.
Desidério Silva, na qualidade de presidente da direção da APAL, entidade parceira do evento, disse ter ficado completamente rendido ao programa de Fim de Ano, tendo realçado que “o sucesso alcançado faz parte de um caminho que começou com a realização do primeiro Fim de Ano em Albufeira ao ar livre, em 2002, 2003, com as Ketchup e que desde então tem sido sempre um programa de eleição”. Como parceiros do Município e do Albufeira Carpe Nox, o nosso objetivo é divulgar que Albufeira tem muita coisa boa, designadamente o maior Fim de Ano de Portugal e de alguns países da Europa. Queremos por isso felicitar a Câmara Municipal pelo investimento que tem feito no destino e na marca Albufeira, bem como a colaboração dos nossos empresários, e dizer que a APAL será sempre um parceiro fiel a divulgar o que Albufeira tem de positivo. O espaço onde se realiza o evento é único e o Fim de Ano de Albufeira é único”, concluiu.
CM Albufeira