A AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve acaba de lançar o projeto Selo de Qualidade Turística, uma certificação criada para reconhecimento da qualidade dos restaurantes da região algarvia.
Atribuído pela associação, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Região de Turismo do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve, o Selo de Qualidade Turística pretende distinguir os estabelecimentos junto dos turistas, nacionais e estrangeiros.
«Este projeto é inovador porque distingue pela primeira vez os restaurantes da região do Algarve com uma marca de qualidade, sendo esta uma necessidade do setor identificada pela AIHSA. A excelência da gastronomia regional, da higiene e segurança alimentar e do atendimento ao cliente são alguns dos critérios do projeto.», afirma Daniel do Adro, presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve.
O objetivo da AIHSA no primeiro ano é premiar a qualidade de mais de 30 restaurantes que se distingam na região. O processo de certificação está previsto arrancar já no próximo mês de novembro, com o levantamento dos estabelecimentos, seguindo-se uma auditoria.
«A gastronomia algarvia está fortemente ligada à Dieta Mediterrânica, que é Património Imaterial e Cultural da Humanidade desde 2013, e será mais um contributo para a sua divulgação.», afirma o responsável.
Entre os parceiros desta iniciativa está a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, pelo expertise na evolução e tendências do fenómeno turístico na restauração. Por sua vez, a Associação dos Municípios do Algarve irá proporcionar o envolvimento dos municípios no projeto, de modo a torná-lo mais abrangente.
«Todos os parceiros são fundamentais nesta iniciativa. A missão da valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas está a cargo da Região de Turismo do Algarve, sem dúvida, uma mais-valia para o Selo de Qualidade Turística.», conclui o presidente da AIHSA.
A apresentação do projeto Selo de Qualidade Turística decorreu hoje, 15 de outubro, no Hotel Ria Park, em Vale do Lobo, tendo sido realizada por Daniel do Adro, presidente da AIHSA. Seguiu-se a intervenção de Pedro Moreira, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo Algarve. O encerramento coube a Jorge Botelho, presidente da Associação de Municípios do Algarve, e a Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.
Por Media Consulting



