A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) saudou hoje a decisão do Partido Socialista de repor a taxa de IVA da restauração nos 13%.

O programa eleitoral do PS aprovado este fim-de-semana e com o qual o maior partido da oposição vai concorrer às próximas eleições legislativas prevê a reposição da taxa do IVA da restauração nos 13%, refere em comunicado.

De acordo com o presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, “esta intenção deixa-nos muito satisfeitos, porque significa que o PS reconhece a importância desta medida para a recuperação de um sector que tem perdido milhares de empresas e, consequentemente, muitos milhares de postos de trabalho”.

A taxa de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) nos serviços de alimentação e bebidas que se pratica em Portugal é a mais elevada da União Económica e Monetária (UEM), mantendo-a 130% acima dos principais concorrentes.

O aumento de 77% do imposto do IVA em 2012 colocou Portugal muito acima da média da EU – que é de 13,6% - retirando competitividade fiscal a Portugal, face a outros países como a Holanda (6%), Irlanda (9%), Espanha (10%), França (10%), Itália (10%) e Grécia (13%).

 

Por: Lusa