ACT continua a detetar trabalho não declarado no Algarve. Ação inspetiva abrangeu 368 trabalhadores, 54 dos quais estavam irregulares

Foram visitados 56 estabelecimentos em vários concelhos do Barlavento Algarvio

O Centro Local de Portimão da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), tendo como objetivo a prevenção e combate ao trabalho não declarado na restauração e eventos, realizou durante o mês de julho e agosto visitas inspetivas a 56 estabelecimentos em vários concelhos do Algarve, nomeadamente Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo. A intervenção inspetiva abrangeu 368 trabalhadores, 54 dos quais encontravam-se em situação não declarada à Segurança Social, tendo na generalidade das situações, sido efetuada a respetiva regularização.

Durante a ação foram elaborados pelos inspetores do trabalho 51 apresentações de documentos, 8 advertências, 21 autos de notícia e 3 notificações de tomada de medidas.

O Centro Local de Portimão continuará a acompanhar as empresas agora visitadas, analisando a documentação recolhida para verificar ainda a existência de eventuais infrações e procurar a regularização de todas as situações.

A ACT realizou em todo o país este verão 1.310 ações inspetivas a 1.132 restaurantes e eventos de norte a sul do país, tendo sido analisada a situação laboral de 3.769 trabalhadores, dos quais 404 estavam em situação de não declaração, o que corresponde a 10% dos trabalhadores abrangidos. 

 

Por: ACT