A Águas do Algarve, S.A. no âmbito das estratégias de integração na economia circular da água, de subprodutos de ETA, celebrou em 2024 o Acordo Específico de Cooperação de Caracterização de Lamas de ETA para aplicação na Economia Circular CIRCULamETA, com o Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg) e o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Itecons), de Coimbra, o qual visou a realização de estudos no sentido de avaliar a viabilidade de outras soluções regionais alternativas à atual, nomeadamente na aplicação em compósitos cimentícios e aplicações geotécnicas.
Importa, contudo, dar continuidade aos estudos iniciados com vista ao desenvolvimento de ações no sentido de viabilizar soluções alternativas e/ou complementares à atual v
alorização das lamas de ETA, às já estudadas, neste sentido surge o novo acordo SubETA_Ceramics, com a Universidade do Algarve.
Objetivo do Acordo: Através do presente Acordo as partes pretendem levar a cabo estudos e ensaios técnicos preliminares para avaliar a possibilidade da valorização de subprodutos resultantes do tratamento de água para consumo humano em cerâmica para alvenaria.
FAQ:
Situação atual: São encaminhadas cerca de 5 000 toneladas de lamas desidratadas do tratamento de água para consumo humano das ETA da AdA, para valorização no Centro de Produção de Loulé (CPL) da Cimpor, incorporando a matéria-prima para produção de cimento.
Problemática: Necessidade de aplicação na Economia Circular de Lamas de ETA noutras indústrias e aplicações, a nível regional.
No sentido de dar continuidade à avaliação da viabilidade de outras soluções regionais alternativas à atual surge o novo Acordo Específico de Cooperação: SubETA_Ceramics
Projeto SubETA_Ceramics
Parceiros: Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg)
Objetivo do Acordo: Realização de estudos e ensaios técnicos preliminares para avaliar a possibilidade da possibilidade da valorização de subprodutos resultantes do tratamento de água para consumo humano em cerâmica para alvenaria, e consequente integração na economia circular.
Valor global: 9.260,00 EUR (nove mil, duzentos e sessenta Euros).
Prazo do Projeto: 6 meses, até ao final de 2025.
Resultados/meta: Incrementar a integração de lamas de ETA na economia circular a nível regional.
Teresa Fernandes, Porta Voz da Águas do Algarve SA