O evento decorre no dia 1 de outubro, das 9h30 às 12h30, na Sala Afonso do Hotel AP Eva Senses, em Faro. Reunindo academia e setor empresarial, a iniciativa aprofunda dois desafios centrais: a qualidade da água e os impactos das alterações climáticas.
“Este é um momento de partilha que reforça o papel do OMA como motor científico que, com o conhecimento dos investigadores do CCMAR e em estreita ligação com empresas e sociedade, procura construir soluções para proteger os recursos hídricos e valorizar Portugal como referência em sustentabilidade”, sublinha a organização.
Integrado na iniciativa “6 meses – 6 eventos”, o encontro lança as bases para o Fórum Mar Algarve, agendado para 26 de março de 2026, onde serão discutidas estratégias conjuntas para garantir um futuro em que a água seja um recurso seguro, preservado e valorizado para todos.
Inscrição obrigatória aqui.
PROGRAMA
9h30 | Sessão de abertura
Daniela Fazenda, CCMAR
Isabel Soares, Administradora da Águas do Algarve
10h | Sessão 1
Contribuição dos sistemas de saneamento e da reutilização no ciclo urbano da água na região do Algarve, António Martins, Diretor de Exploração – Saneamento, Águas do Algarve
Do Desperdício ao Valor: Tratamento de Efluentes com Microalgas, Luísa Barreira, CCMAR
11h00 | Coffee-break
11h30| Sessão 2
Contaminantes emergentes na água, José Paulo da Silva, CCMAR
Biodiversidade do invisível: Monitorização de longa duração do zooplâncton, Vânia Baptista, CCMAR
12h30| Fim do evento
UAlg