Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve instalam a primeira caixa-ninho do projeto Orçamento Participativo ‘Alojamento Local para Aves»

 Depois de 4 meses de preparação e de construção das caixas-ninho, o projeto Alojamento Local para Aves já voa. Pelas 15h30, do dia 26 de novembro, a Associação Vita Nativa em conjunto com o Diretor Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve – ICNF, o Eng.

Castelão Rodrigues, procederam à instalação da primeira caixa-ninho do projeto.

Nesta simbólica cerimónia marcou ainda presença o corpo de Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa.

A caixa-ninho, destinada a poupas ou estorninho-pretos, ficou instalada num dos pinheiros localizados junto à sede do ICNF, na Quinta de Marim, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

 Agora, espera-se que venha ser ocupada já na próxima primavera por um casal de poupas ou de estorninhos.

Durante os próximos meses irão ser instaladas mais caixas-ninho nos jardins e parques públicos do Algarve.

Mais informações sobre o projeto Além deste modelo de caixa-ninho, para cada uma com as especificidades das espécies-alvo, preparam-se mais cinco modelos, tendo em atenção, também, o local/habitat a instalar.

 Um dos objetivos deste projeto é proporcionar locais de nidificação para várias espécies cavernícolas que vivem em contexto urbano e periurbano.

Desde pequenas espécies de passeriformes, como os chapins, às poupas e estorninhos, até a aves de rapinas de pequenas e médias dimensões, como os mochosgalegos, corujas-das-torres e peneireiros-vulgares.

 Querer-se também utilizar estas aves como espécies-bandeira para o tema do controlo natural de espécies-praga.

Aqui querer-se levantar a seguinte questão: porque não deixamos a natureza trabalhar por si só?

Sabemos que será impossível erradicar o uso de pesticidas, mas estamos certos de que se poderá caminhar no sentido de diminuir a quantidade usada e, dessa maneira, tornar os ecossistemas mais saudáveis e sustentáveis.

Em último caso, estamos a falar da saúde humana. Com este projeto pretende-se igualmente incutir uma maior sensibilidade e interesse da sociedade, que vive nos grandes núcleos urbanos, para com as aves.

 Iremos esforçar-nos para que durante o projeto, e mais importante depois de terminar, os cidadãos e as entidades tenham uma enorme vontade de monitorizar as caixas-ninho.

 E que desejem ansiosamente pela próxima primavera para ver se o casal volta a ocupar a caixa-ninho e reproduzir-se com sucesso.

Por: Vitanativa

 

 

aves ninho