Os Bombeiros Voluntários de Odemira preparam-se para assinalar o seu 90º aniversário, no próximo dia 18 de outubro, com um programa de cerimónias oficiais e apresentação de meios para incentivar o apoio da comunidade e lembrar a importância do trabalho da corporação, fundada a 15 de outubro de 1935.

O dia 18 de outubro terá início com a cerimónia de Hastear das Bandeiras no quartel, pelas 8h30, seguindo-se a Romagem aos Cemitérios de Odemira e de Boavista dos Pinheiros para homenagem aos bombeiros falecidos. Pelas 9h45 será realizado o já habitual desfile de viaturas pelas ruas da vila de Odemira. Pelas 11h00 terá início a sessão solene, onde serão promovidos vários elementos do Corpo de Bombeiros, e a imposição de condecorações (medalha de assiduidade de 5, 15, 20, 25 e 30 anos) na presença de entidades regionais e sub-regionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, dos eleitos na Câmara Municipal de Odemira e da Presidente da Assembleia Municipal de Odemira. Após a sessão solene, será inaugurado o Departamento de Incêndios Urbanos, Industriais e Matérias Perigosas, com o nome de “Edifício Dinis Conceição”, em homenagem ao bombeiro da corporação que faleceu no início do ano. 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira conta com uma corporação de 128 elementos (do quadro de comando, corpo ativo, estagiários, cadetes e infantes) e cerca de 36 veículos, das quais 20 são veículos de saúde, 9 veículos de combate a incêndios (rurais e urbanos) e 1 veículo de salvamento e desencarceramento, sendo os restantes veículos auxiliares.

O trabalho das corporações dos Bombeiros Voluntários de Odemira e de Vila Nova de Milfontes passa pelo socorro às populações, combate a incêndios rurais e urbanos, ações de resgate na orla costeira, socorro a náufragos e buscas subaquáticas, transporte de doentes e emergência pré-hospitalar.

O Município de Odemira tem dado continuidade a uma política de apoio às corporações de Bombeiros do concelho, que se materializa em apoios financeiros regulares e que em 2025 representou o montante de 408.253,20€ para os Bombeiros de Odemira. 

A autarquia tem em fase de preparação para discussão pública o Regulamento Municipal de Atribuições de Benefícios aos Bombeiros e aos Socorristas da Cruz Vermelha, que prevê descontos e isenções em taxas municipais e benefícios aos bombeiros, designadamente o reembolso do valor liquidado do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a comparticipação na aquisição de lentes oftalmológicas, em tratamentos dentários e nas cartas de condução de pesados.

 

CM Odemira