Portugal recebe iniciativa World Best News

Portugal vai receber no dia 11 de setembro, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento (AED), a iniciativa europeia World Best News, que decorre em simultâneo em vários países da Europa. Em Portugal serão distribuídos gratuitamente 20.000 jornais, por 250 “ardinas” voluntários, de várias idades. O conteúdo dos jornais, traduzido para português, será igual a nível europeu, excetuando o editorial, que será adaptado à realidade de cada um dos países participantes.

Esta iniciativa pretende contribuir para a construção de uma comunicação positiva, com divulgação de notícias na área do desenvolvimento. Este é um evento que já se realiza há quatro anos na Dinamarca, sendo que neste Ano Europeu para o Desenvolvimento se pretende o envolvimento do maior número de Estados Membros possível, com o objetivo de criar um momento de comunicação que passe uma mensagem forte e positiva do trabalho desenvolvido na área da Cooperação para o Desenvolvimento pela União Europeia.

A iniciativa é uma parceria da Comissão Europeia e da World Best News (http://worldsbestnews.dk/) e em Portugal está a ser dinamizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, enquanto entidade coordenadora do AED em Portugal, em conjunto com vários parceiros, como a Câmara Municipal de Lisboa.

Os jornais serão distribuídos por voluntários, em todo o país, de forma a conseguir-se uma maior abrangência territorial e chegar a vários públicos. Todos os voluntários estarão identificados com t-shirts da iniciativa. Os jornais serão também distribuídos como encarte num jornal diário de grande tiragem.

Uma das voluntárias da ação de distribuição será Cláudia Semedo, embaixadora do AED para Portugal, e estará também presente Ana Paula Laborinho, presidente do Camões, I.P. A Câmara Municipal de Lisboa, cidade que é este ano capital europeia do voluntariado, também terá voluntários na distribuição do jornal, como o vereador dos pelouros da Segurança, Proteção Civil e Relações Internacionais, Carlos Castro, e o vereador do pelouro dos Direitos Sociais, João Afonso.

Os jornais serão distribuídos em Aveiro, Barcelos, Elvas, Faro, Leiria, Lisboa, Mértola, Câmara de Lobos (Madeira), Ponte de Lima e Porto.

 

Por: Porternovelli