A Confraria dos Gastrónomos do Algarve vai organizar o XI Grande Capítulo, no próximo sábado dia 3, em Loulé. Esta é uma festa que junta na região algarvia cerca de duas centenas de confrades portugueses, espanhóis e italianos para enaltecer a gastronomia e premiar os melhores produtos, chefes de cozinha e restaurantes do Algarve.

A cidade de Loulé vai acolher o maior evento anual da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, o XI Grande Capítulo, assim como a IV Gala da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, que condecora e premeia os melhores da gastronomia algarvia e nacional.

O evento tem lugar no próximo sábado, 3, e juntará na cidade cerca de duas centenas de confrades portugueses, italianos e espanhóis.

Num primeiro momento, o XI Grande Capítulo terá lugar na igreja matriz de Loulé, numa cerimónia marcada para as 17h30 e que reunirá cerca de 30 confrarias de todo o país, de Espanha e Itália, onde serão entronizados vários confrades, entre eles o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, a Marquesa de Boch de Ares, o Marquês de Mariena, o Presidente da Cofradia del Salmorejo Cordobes, Espanha, entre outros.

À noite, a partir das 20h00, realiza-se no Mercado Municipal de Loulé, o jantar e a IV Gala dos Prémios de Santa Maria de Ossónoba, uma iniciativa bienal que distingue quinze categorias, entre as quais, “produto alimentar Algarve”, “cozinha tradicional do Algarve”, “chefe de cozinha nacional”, “chefe de cozinha da região do Algarve”, “vinho do Algarve”, “restaurante algarvio” e “personalidade Enogastronómica”, entre outros.

Os prémios Santa Maria de Ossónoba correspondem a um reconhecimento da confraria com aqueles que tanto dão em prol da comunidade e que tantas vezes ficam no esquecimento.

Aos galardoados de cada categoria, será atribuído um troféu representativo da distinção alcançada e Diploma.

A iniciativa tem como finalidade reforçar a imagem da Confraria como “guardiães” do como fazer, e o essencial dos seus objetivos: “difusão e divulgação da raiz cultural da região do Algarve e, também, o incentivo e defesa dos interesses públicos desta comunidade”.

 

Por Confraria dos Gastrónomos do Algarve