A Ermida de Nª. Sra. de Guadalupe irá acolher o 2º concerto do Sons Antigos a Sul no dia 4 de fevereiro, pelas 16 horas. O Ensemble Algarve Camerata irá apresentar Le quattro stagioni de António Vivaldi, com Jorge Félix (cravo), Maestro João Rocha, solista e Direção de João Pedro Cunha.
O Ciclo de Música Antiga Sons Antigos a Sul [SAS] é um projeto anual dirigido pela Academia de Música de Lagos de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais emergentes no panorama nacional e internacional, com particular destaque para a promoção do património histórico da Península Ibérica.
Desde a sua conceção, o ciclo tem criado um polo fundamental no Algarve para o apoio em residência artística de mais de 20 ensembles emergentes nacionais e internacionais, destacando: The Goldfinch Ensemble e Le Voce delle Grazie (em parceira com Real Conservatório de Haia dos Países Baixos), Ludovice Ensemble, Ensemble Med, Duo Lundú, Catarina Costa e Silva, Voce Humana, Capella Sanctae Crucis, Ars Lusitana, O Bando de Surunyo, José Carlos Araújo e Seconda Pratica, permitindo também a divulgação do trabalho de investigação dos polos de pesquisa de musicologia aplicada em Portugal, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.
Em 2018 inicia uma nova Temporada de Inverno, com concertos nos espaços patrimoniais afectos à Direcção Regional de Cultura do Algarve: Fortaleza de Sagres (Igreja de Nª. Sra. da Graça) e Ermida de Nª. Sra. de Guadalupe (Vila do Bispo), em concertos alternados no primeiro domingo de cada mês, pelas 16 horas, entre janeiro e maio.
Nesta nova temporada será dada uma maior atenção aos artistas locais, como a já emblemática Algarve Camerata, e a uma nova parceria com o Centre d’études supérieures musique et danse de Poitou-Charentes (França).
António Vivaldi foi sem dúvida um dos compositores mais influentes do período barroco europeu. Contemporâneo de nomes como Johann Sebastian Bach ou Georg Friedrich Haendel, teve a grande parte de toda a sua produção artística na primeira metade do séc. XVIII. Conhecido pela sua admirável técnica como violinista, Vivaldi deixou inúmeras obras escritas para este instrumento que são sem dúvida as mais conhecidas. Apanágio de todo o seu esplendor enquanto compositor, é a obra que se apresenta: As Quatro Estações / Le quattro stagioni.
Violinos: Pedro Sá e Juliana Garcia
Violas: Miguel Cunha e Henrique Ramiro
Violoncelos: Bruna Melia e André Rocha
Contrabaixo: Fabiana Vicente
Cravo: Jorge Felix
O Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul” Temporada de Inverno, é um projeto cofinanciado pelo Fundo da União Europeia CRESC ALGARVE 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve e integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos - programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve
Por: DRCAlg