A eleição, que distingue o Turismo de Portugal de entre os restantes nomeados para esta categoria, surge como resultado de uma votação em que participaram milhares de profissionais do sector, oriundos de todos os países do mundo.
Portugal, que repete a vitória do ano passado e de 2008 nesta categoria, concorreu com os organismos oficiais de Atenas (Athens Convention Bureau), Áustria (Austrian National Tourist Office), França (French Tourist Board), Alemanha (German National Tourist Board), Grécia (GNTO - Greek National Tourism Organisation), Espanha (Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), Itália (Italian State Tourism Board), Turquia (The Turkish Ministry of Culture and Tourism), Reino Unido (VisitEngland) e Yorkshire (Welcome To Yorkshire).
Para o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, “O reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Instituto é algo que nos enche de orgulho e que deve ser partilhado e dedicado na íntegra a todos os seus colaboradores. O ano de 2015 está a ser especialmente profícuo, estamos a apresentar os resultados que ambicionávamos para o Turismo em Portugal: mais hóspedes, por mais tempo e a investir cada vez mais na sua estadia. O prémio que nos acaba de ser atribuído representa uma maior responsabilidade, mas é também a confirmação de que estamos no caminho certo para fazer de Portugal um destino turístico de excelência.”
A entrega do prémio da 22.ª edição dos World Travel Awards teve lugar no dia 5 de setembro, na Sardenha, em Itália e atribuiu a Portugal mais 15 prémios: o Algarve como o melhor destino de praia da Europa, a TAP como a melhor companhia aérea para Africa e para a América do Sul, o Hotel Quinta do Lago o melhor resort de praia na Europa, o Hotel Vila Joya o melhor boutique hotel, o Choupana Hills Resort & Spa o melhor boutique resort, o Myriad by SANA Hotels o melhor Business Hotel, o The Vine Hotel o melhor design hotel, o Corinthia Hotel Lisbon como o melhor green hotel da Europa, a Up Magazine (revista da TAP) como melhor revista aérea, o Bairro Alto Hotel o melhor landmark hotel, o Conrad Algarve o melhor luxury resort & spa, o Monte Santo Resort o mais romântico resort, a Quinta da Casa Branca o melhor boutique hotel a nível mediterrâneo e o Hotel Quinta do Lago como o melhor hotel a nível mediterrâneo.
João Cotrim de Figueiredo, sublinha ainda: “Os prémios agora atribuídos aos nossos privados são muito elucidativos da crescente qualidade da oferta em Portugal. Este é um trabalho que tem sido feito em equipa, mas o mérito deve ser atribuído às empresas e aos investidores que apostam neste sector e no nosso mercado.”
Os World Travel Awards começaram a ser atribuídos em 1993, reconhecendo o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do Turismo. A seleção dos nomeados é realizada à escala mundial por milhares de profissionais do sector, que todos os anos escolhem os seus favoritos.
Por VA / Lift