Dos internos de Medicina Geral e Familiar colocados nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região do Algarve, 10 vão realizar a sua formação no ACES Central; 4 no ACES do Barlavento e 4 no ACES do Sotavento. Em relação aos internos de Saúde Pública 1 ficará no ACES Central e 2 no ACES Barlavento.
No que diz respeito ao Centro Hospitalar do Algarve foram colocados 30 internos nas seguintes especialidades: 2 de Anestesiologia; 1 de Cardiologia; 1 de Gastrenterologia; 2 de Ginecologia/Obstetrícia; 2 de Medicina Física e de Reabilitação; 11 de Medicina Interna; 1 de Nefrologia; 1 de Neurologia; 1 de Oncologia Médica; 2 de Pediatria Médica; 1 de Pneumologia; 4 de Psiquiatria e 1 de Radiologia.
Além dos médicos internos de especialidade, a Região recebe ainda 98 médicos internos do Ano Comum, para estágios nos Serviços de Saúde da Região. Para estes Internos, do denominado Ano Comum, constitui-se como o primeiro ano de trabalho na profissão, no País, sendo que a grande maioria terminou o Curso de Medicina no último ano letivo. Apesar de praticarem uma medicina tutelada e ainda sem autonomia técnica, constituem uma forte aposta no futuro, visto que uma experiência de trabalho positiva, bem como uma boa integração social na Região, serão fatores de influência na escolha posterior de uma vaga para o Internato de especialidade nos Serviços do SNS da Região.
Os médicos internos do Ano Comum foram recebidos esta quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2016, na sede da ARS Algarve, pelo Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. Moura Reis e pela responsável da Unidade de Recursos Humanos da ARS Algarve, Dra. Elsa Ramos, numa sessão onde tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a relação profissional que constituíram com a respetiva assinatura do contrato de trabalho no âmbito da sua formação e ficar a conhecer algumas das principais áreas de intervenção nos cuidados de saúde primários, da saúde pública e dos cuidados hospitalares da Região do Algarve.
Por ARS Algarve