Os dois Roteiros abordam temas de expressiva representação, associados a uma motivação religiosa e cultural, de forte potencial turístico, e disponibilizam conteúdos de cerca de 150 recursos com elevada relevância devocional, cultural e artística, estimulando a sua fruição e descoberta em itinerários de experiências contextualizadas.
O Guia de Boas Práticas, dirigido a profissionais do turismo e gestores do património religioso, promove a interpretação destes recursos patrimoniais singulares, ajudando a compreender o significado de cada elemento e ritual, de modo a enriquecer a experiência espiritual e cultural do visitante.
Nas palavras do Presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, "o património religioso faz parte integrante da nossa cultura e desempenha um papel determinante na diferenciação do Destino Portugal, pelo que a sua valorização é essencial ao desenvolvimento da atividade turística". D. Pio Alves, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, complementa com o desafio: "a extensão e a qualidade do património religioso herdado convidam-nos a usá-lo bem e exigem-nos cuidá-lo melhor".
Seguem-se sessões de apresentação no dia 6 de Junho, às 18h30, no Palácio Nacional de Mafra e no dia 23 de Junho, às 17h00, na Sé Velha de Coimbra. Seguir-se-ão as sessões nas regiões do Alentejo e Algarve.
ENTRADA LIVRE