A reunião teve como principal objetivo estreitar relações estre a PSP e os representantes dos países que mais visitantes trazem ao Algarve, por forma a melhor acudir a qualquer necessidade que estes venham ter durante a sua permanência no nosso país.
Durante a reunião o comandante da PSP do aeroporto de Faro, que espera este ano receber mais de 7 milhões de passageiros apresentou o programa "ALGARVE - Destino Seguro" que está implementado desde 2013 e que conta com a parceria de várias instituições, nomeadamente a Região de Turismo do Algarve e a Universidade do Algarve.
O programa desenvolve-se em três eixos: Conhecer; Responder; Acompanhar. Cada eixo inclui um conjunto de ações específicas.
As suas iniciativas mais visíveis são a análise criminológica; estudo vitimológico e estudo do sentimento de segurança; criação de postos de atendimento ao turista; desenvolvimento de uma aplicação para smartphone; criação de equipas de proximidade e de pós- vitimização; equipas mistas de policiamento, com a congénere de outros países (Espanha, França e Reino Unido)
Houve ainda oportunidade para ser apresentada a "Portugal Safe Comunities", pelo seu principal dinamizador, David Thomas, um Polícia reformado que vive no Algarve e que tem feito um trabalho extraordinário na aproximação da comunidade estrangeira residente e visitante com as Forças Policiais transmitindo igualmente muito conselhos úteis de segurança a quem nos visita.
Por PSP Faro