Também em relação ao programa europeu Quality Coast, Lagos foi referenciado na imprensa nacional, tendo em conta a atribuição da Bandeira de Ouro ao município.
Recorde-se que o projeto ECOXXI é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa, e pretende promover, divulgar e distinguir as boas práticas implementadas, a nível municipal, em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade. Para se candidatar a este projeto, Lagos teve de fornecer informação concreta relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas, tendo sido avaliado por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas mais de 30 instituições. Neste âmbito, o Município de Lagos alcançou, este ano, o 12.º lugar na classificação geral, num total de 33 municípios candidatos, obtendo um índice total de 67,6%, um aumento na ordem dos 0,8% face ao ano anterior. De salientar que entre os restantes 5 municípios algarvios candidatos, apenas Loulé se posicionou à frente de Lagos, tendo alcançado o primeiro lugar a nível nacional. Para informações mais detalhadas, os interessados podem consultar o sítio na internet da Associação Bandeira Azul da Europa em www.abae.pt/programa/ECOXXI
Ainda na mesma área, mas com outras vertentes, o Município de Lagos tem igualmente sido internacionalmente reconhecido como um dos locais turísticos que mais valorizam a sua qualidade ambiental, o património cultural e a sua identidade local. Prova disso são os vários prémios com que já foi distinguido nestas áreas, nomeadamente com a atribuição da Bandeira de Ouro no programa europeu Quality Coast, um prémio que certificou Lagos como um destino turístico atrativo para os visitantes que valorizam exatamente os critérios defendidos por esta associação – o ambiente, a natureza, a identidade local e a vertente sócio-económica dos locais. Recorde-se que este galardão é atribuído por um júri independente, nomeado pela Coastal & Marine Union – EUCC, associação que reúne especialistas das várias áreas científicas que contribuem para o planeamento e sustentabilidade das zonas litorais (www.qualitycoast.net).
O Município de Lagos alcançou o top de ouro, com 80% na prova de turismo sustentável, tendo sido referenciado por esse feito na imprensa nacional. O programa de Qualidade Costeira destacou o papel de Lagos na história dos Descobrimentos Portugueses e o facto de apostar ma conservação da natureza.
A candidatura e participação nestes projetos, demonstra uma clara intenção por parte do Município em garantir a implementação de medidas, ações e politicas, que garantam a certificação de “Lagos dos Descobrimentos” como destino turístico de excelência em termos da sua sustentabilidade e da qualidade ambiental, condições essenciais para a sua afirmação nacional e internacional.
Por CM Lagos




