A Câmara Municipal de Alcoutim, comprometida com o reforço do desenvolvimento sustentável e coesão social e territorial do concelho, estabeleceu um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim.

Este acordo visa fortalecer a prestação de cuidados sociais, socorro e apoio em diversas situações, incluindo incêndios, proteção civil, transporte de doentes, socorros a náufragos e atividades fluviais.

O protocolo, em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024 até 31 de dezembro de 2024, estabelece obrigações mútuas. A Câmara Municipal compromete-se a atribuir uma contribuição mensal de 20.000,00€, apoiar nos prémios de seguro e disponibilizar funcionários para colaborar nas atividades dos Bombeiros Voluntários. Por sua vez, os Bombeiros Voluntários comprometem-se a manter instalações, promover formações, assegurar ações de combate a incêndios e outras atribuições definidas na legislação.

Esta parceria exemplifica o empenho conjunto da Câmara Municipal de Alcoutim e dos Bombeiros Voluntários em promover um ambiente seguro, justo e próspero para toda a comunidade. As ações conjuntas reforçam o compromisso com o bem-estar dos Alcoutenejos.

O Presidente da Câmara Municipal, Osvaldo dos Santos Gonçalves, destacou a importância do trabalho incansável dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, afirmando: "A dedicação e coragem demonstradas pelos nossos bombeiros são um pilar essencial para a segurança e bem-estar da nossa comunidade. Este protocolo reforça o nosso compromisso em reconhecer e apoiar o notável serviço que prestam, salvaguardando vidas e património e fortalece a resiliência do território."