O início deste novo ano escolar revela a linha de acção política deste Governo e deste Ministério, que insiste na continuação de medidas penalizadoras e economicistas a que todo o sistema educativo tem sido alvo, e no violento agravamento das condições de trabalho dos professores e educadores, à imagem das imposições que têm abrangido a generalidade dos trabalhadores portugueses, tendo como consequência a subida exponencial do desemprego, da precariedade, da pobreza e das desigualdades sociais.
Este ano lectivo é bem revelador do desastre das políticas e das Opções do Governo na Educação e na Escola Pública. Opções políticas que estão a gerar tantos problemas que estão a causar grande perturbação nas escolas e uma tremenda instabilidade e indignação nos professores, com prejuízos evidentes para os milhares de alunos que continuam sem alguns dos seus professores.
As colocações tardias, com erros e excluindo ilegalmente milhares de professores, o recusrso aos “horários zero” e à mobilidade especial, a enorme falta de pessoal não docente, a sobrecarga horária e o exagerado número de alunos por turma, os erros e as ilegalidades que as Bolsas de Contratação de Escola estão a revelar, só por si são razões mais que suficientes para que o MEC reconhecesse a sua incapacidade, junbtando a esta realidade as demais situações aqui não descritas, revelam bem as atrubulações e o desastre que está a ser o arranque do ano lectivo.
O MEC tenta passar a ideia de que tudo isto é normal. Não é verdade, a não ser, como tudo indica, que os seus responsáveis considerem normal violentar professores e colocar problemas acrescidos às escolas e às suas direções que precisam de contar com os seus professores para o lançamento do ano letivo.
Para além das iniciativas de âmbito nacional a decorrerem, por iniciativa da FENPROF, o SPZS irá estar no próximo dia 15 (segunda-feira), numa acção de denuncia e esclarecimento junto a vários estabelecimentos escolares, para marcar o início das aulas, exigindo politicas que prestigiem e valorizem a Escola Pública e a sua função.
O SPZS dia 15 de Setembro estará presente em:
Portalegre – EB 2,3 Cristóvão Falcão – 10.00H
Évora – EB 2,3 André de Resende – 8.15H
Beja – EBI Santiago Maior – 9.00H / EBI Mário Beirão – 12.30H
Faro – ES Pinheiro e Rosa – 8.30H
Portimão – EB 2,3 Nuno Mergulhão – 8.30H
Neste ano, como em tantos outros, os professores e educadores não irão ficar alheios, nem irão assistir resignados e de braços cruzados à concretização das políticas que afectam e criam graves problemas às escolas e aos professores.
Por: SPZS


