O Município de Aljezur aprovou, em reunião de câmara realizada esta quarta-feira, dia 9 de dezembro

a  celebração de um protocolo de colaboração com a associação Vita Nativa que visa a instalação e  manutenção de caixas-ninho do projeto «Alojamento local para aves». 

O «Alojamento Local para Aves» é uma iniciativa que venceu o Orçamento Participativo Nacional de 2018  e resulta de uma colaboração entre a Associação Vita Nativa sediada em Olhão e o Instituto de  Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o intuito de promover a diversidade de avifauna  em toda a região do Algarve. 

A Associação Vita Nativa é uma organização sem fins lucrativos para a conservação do ambiente que  pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e  contribuir para a participação ativa na defesa do ambiente e dos serviços do ecossistema. 

A principal ação do projeto passa pela cedência e instalação, de forma gratuita, de caixas-ninho (entre 25 a 30 no concelho de Aljezur) para pequenas espécies de aves, como os chapins, e para aves de rapina de  média dimensão, como o peneireiro-vulgar, a coruja-das-torres e o mocho-galego, distribuídas por vários  locais em todo o concelho de Aljezur. 

Com esta iniciativa, pretende-se fomentar o interesse e proporcionar um contacto mais direto da  população com a avifauna, bem como promover e realçar o importante papel das aves no controlo de  pragas biológicas, mas também demonstrar e incutir nos cidadãos e nos diferentes agentes locais e  regionais, que gerem o território algarvio, os benefícios que as espécies-alvo do projeto poderão aportar  à sociedade e ao seu bem-estar. 

Sendo a sensibilização ambiental outro objetivo do projeto, existe também a possibilidade de desenvolver  atividades com as Comunidades Escolares e outros organismos da região ligados à educação. 

O Município de Aljezur considera esta sua participação no projeto relevante e uma mais valia para o  concelho, “na medida em que se pretende sensibilizar a população para o papel fundamental que as aves desempenham no equilíbrio dos ecossistemas.”

 

Por: CM Aljezur

aves