Sexta-feira, 26 de novembro, tem lugar na Igreja da Misericórdia de Tavira o único concerto de música de câmara integrado nesta edição do Festival de Órgão. A acompanhar André Ferreira nos teclados e registos do Órgão histórico construído em 1785, André Conde dá-nos a escutar o timbre do trombone. L. Mozart, Giazotto/Albinoni, Corelli, Handel e Marcello são os compositores escolhidos para esta noite única onde se irão escutar adágios, sonatas e até árias de ópera!
Na passada sexta-feira, assinalou-se em Lagos o Dia do Empreendedorismo Feminino. A Fábrica do Empreendedor de Lagos criou um programa de atividades onde reuniu algumas das empresárias do concelho em que deram a conhecer o seu trabalho e projetos de empreendedorismo, numa troca de ideias e testemunhos.
A convite da Associação de Armadores de Pesca de Sagres, da Organização de Produtores da Pesca do Cerco – Barlapescas e da presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participou numa reunião, na passada sexta-feira, 19 de novembro, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres
Após a pausa verificada em 2020 devido à Covid-19, Portimão voltou este ano a prestar homenagem aos centenários residentes no concelho, tendo sido enviadas lembranças e mensagens de apreço e reconhecimento a dez cidadãos, com idades compreendidas entre os 100 e os 104 anos, em nome da presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes.
No próximo sábado, 27 de novembro, pelas 17h00, o Palácio Gama Lobo, em Loulé, irá receber uma sessão de apresentação do livro «A evolução urbana de Loulé: do período medieval ao fim da época moderna», da autoria do investigador louletano Jorge Filipe Palma. Esta edição, dada à estampa pelas Edições Colibri, com o apoio do Município de Loulé, será apresentada por José Eduardo Horta Correia.
Uma caminhada e Vigília de Oração no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé, será o último grande momento de celebração da vinda dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Algarve. Terá lugar dia 26 de novembro.
A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, passando para 228,9 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 1,19.
O trabalho «A migração de Andaluzes para a vila de Loulé, entre 1850 e 1914«, da autoria de João Chagas Aleixo, foi o vencedor da 1ª edição do Prémio de Investigação Professor Joaquim Romero Magalhães, cuja cerimónia de entrega decorreu no passado sábado, no Arquivo Municipal de Loulé.
A Câmara Municipal de Loule irá realizar duas iniciativas no âmbito da exposição «A Saúde de uma Comunidade – Loulé na 1ª metade do século XX», recentemente distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia. A projeção de um filme sobre o médico Sousa Martins e um «Laboratório da Memória» pretendem envolver todos os louletanos nesta mostra que recebeu a Menção Honrosa nos Prémios APOM 2021, na categoria de «Exposição Temporária».
Segundo o relatório diário emitido pela DGS, no Algarve hoje há registo de 176 novos casos e 2 vítimas mortais, subindo o total de infetados de 46551 para 46727.