Iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento está de volta

De 20 a 29 de maio, qualquer cidadão vai poder doar o troco em cerca de 600 farmácias de todo o país para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos

Está de volta a Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 11.ª edição desta iniciativa começa hoje e decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão poderá doar o troco das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

"Entre os dias 20 e 29 de maio, participe na campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, cujo valor reverterá a favor do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que já apoiou mais de 36 mil pessoas no acesso ao medicamento.”, apela António Miguel Pina, Presidente da Câmara Municipal de Olhão.

“Através da iniciativa solidária “Dê Troco a Quem Precisa” poderá ajudar pessoas carenciadas a terem acesso aos medicamentos de que necessitam. Basta que doe o seu troco, numa das farmácias aderentes no distrito de Faro, entre 20 e 29 de maio. Juntos, geramos saúde!”, explica Vítor Matias da Farmácia Rocha.

Só no distrito de Faro, existe uma rede de 60 farmácias abem: à qual mais de 1.950 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 137.141 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.

Atualmente, a Rede abem: conta com 9 entidades referenciadoras no distrito de Faro:

O Programa abem: já apoiou mais de 36 000 beneficiários.

Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org

 

Saiba onde pode dor o seu troco:

WLP