O Agrupamento de Escolas de Odemira voltou a brilhar no Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu no âmbito da Mostra Nacional de Ciência, na cidade do Porto, entre os dias 1 e 3 de junho.

Os jovens investigadores odemirenses apresentaram cinco propostas numa mostra que reuniu uma seleção de quase 70 projetos científicos, e foram premiados com a participação em três eventos científicos internacionais, duas menções honrosas e o 5º prémio deste concurso.

O projeto “Potencial de fungos para biodegradação de polietileno”, das alunas Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, conquistou o 5ª prémio, no valor de 400,00€, e a participação na Feira Nacional de Itália, em Milão.

Para a Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem, nos Alpes Suíços, segue Leonor Viana com o projeto “Uso de óleos essenciais para prevenir e tratar mastites em bovinos”.

Já o projeto “A acácia-de-espigas tem um inimigo natural em Portugal?”, defendido por Beatriz Alves e Maria Rita Costa, conseguiu a participação na Zientzia Azoka, em Bilbau, Espanha.

Participaram ainda na 17ª Mostra Nacional de Ciência os alunos Maria Bento, Simão Dias e Gabriel Coelho, com o projeto “Atividade anticarcinogénica do eugenol em Dugesia gonocephala” e Tânia Ramos e Mariana Morais com “Impacto da comunicação na reeducação alimentar”.

A Mostra de Ciência é um evento organizado pela Fundação da Juventude e a Agência Ciência Viva, onde são reunidos anualmente os melhores projetos científicos realizados pelos jovens portugueses, avaliados por um júri constituído por investigadores das diferentes áreas da ciência e tecnologia.