Foi assinado esta manhã entre o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, e o presidente da Direção da Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC), Pedro Castelo Branco,..
o protocolo de colaboração para a elaboração da Estratégia Municipal de Saúde (EMS) de Olhão.
 
A EMS concretiza a transferência de competências no domínio da Saúde para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais, atribuindo às câmaras municipais o dever de elaborar este documento estratégico.
 
Para elaborar o “livro branco” da saúde municipal, a AD-ABC fará, num primeiro momento, a avaliação do perfil de saúde do município, levando em conta parâmetros como a caracterização da população, os indicadores de saúde, estilos de vida e cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados, paliativos e outros à disposição da população, apoio social, economia do concelho, educação da população, acessibilidades e ambiente.
 
Com base nesta recolha de dados e na respetiva análise, serão definidas as prioridades para o concelho na área da Saúde. As conclusões deverão ser
divulgadas em outubro, e o plano começa a ser aplicado em novembro.
 
No final do ato de assinatura do protocolo, António Miguel Pina assinalou que, no Município de Olhão, “estamos empenhados em contribuir, de forma efetiva e
positiva, para a construção de um concelho mais saudável.
 
É nosso objetivo aprofundar a democratização do acesso à saúde, que deve ser assumido como um dos mais importantes fatores de coesão e justiça social. Estou plenamenteconvicto de que a elaboração da Estratégia Municipal de Saúde constitui um passo decisivo nesse sentido”.