A Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, recebe, no dia 19 de maio, a terceira sessão participativa no âmbito da Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), entre as 10h00 e as 12h30.

O objetivo desta ação, organizada pelo município de VRSA, em parceria com as entidades representadas na Comissão de Cogestão do PNRF, é promover a partilha de opiniões acerca desta área protegida, identificar as oportunidades e ameaças que o parque natural enfrenta e recolher ideias com vista ao planeamento de ações de promoção, sensibilização e comunicação do PNRF.

Ao longo do mês de maio, a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa está a promover cinco sessões participativas, uma por semana, em cada um dos cinco municípios com área no PNRF: Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

 

Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa

A Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa foi constituída em 2021, com vista a criar uma dinâmica partilhada de valorização desta área protegida, com base na sua sustentabilidade e incidindo especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação.

Neste sentido, o plano de cogestão determina a estratégia a implementar com vista a valorizar e promover o território, sensibilizar as populações locais e melhorar a comunicação com todos os interlocutores e utilizadores.

Estas sessões participativas consistem numa das atividades-chave para promover a gestão participativa no desenvolvimento do modelo de cogestão.