A Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António (VRSA) participaram, esta manhã, no exercício combinado de segurança e salvamento marítimo/fluvial «MARSEC 23», promovido pela Armada Espanhola, que se realizou no rio Guadiana.

Este exercício teve como objetivo principal reforçar a coordenação entre as entidades envolvidas num cenário de segurança marítima, onde foi simulada uma situação de assistência a embarcações sinistradas e salvamento dos respetivos tripulantes e passageiros.

Durante o exercício foi simulada uma colisão entre duas embarcações, da qual resultava a queda de três pessoas ao mar, bem como vários feridos. Como resposta a esta situação, foram empenhados todos os meios nacionais de socorro, busca e salvamento disponíveis, tendo o Capitão do Porto de Vila Real de Santo António assumido a coordenação das ações de socorro, busca e salvamento.

Nesta ação estiveram envolvidos meios de Portugal e Espanha, com especial destaque para a participação do Comando-local da Polícia Marítima e Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António, o navio NRP Oríon, da Marinha Portuguesa, o Corpo de Bombeiros de VRSA, o Serviço Municipal da Proteção Civil, elementos da Escola Secundária de VRSA, a embarcação Marítimo-Turística “Jasmim Flor”, bem como a Armada Espanhola, a Capitania Marítima de Huelva, a Câmara Municipal de Ayamonte, a Sociedade de Salvamento e Segurança Marítima (SASEMAR), ente outras entidades.

 

Por: AMN