«O Gabinete de Proteção Financeira da DECO pode ajudar nas dificuldades financeiras dos Portugueses?»

A DECO INFORMA…

No 1º trimestre de 2023, mais de 7.000 famílias procuraram aconselhamento no Gabinete de Proteção Financeira da DECO. 44% apontava o aumento do custo de vida como a principal causa das suas dificuldades financeiras.

A crise económica, a inflação elevada, a prestação da casa a disparar, por vezes, quase a dobrar, têm provocado o agravamento da situação financeira das famílias. A subida dos preços tem vindo, paulatinamente, a aliviar, mas a taxa de inflação mantém-se em níveis elevados e continua a levar os bancos centrais a apertar o cinto a todos.

A taxa de inflação baixou para 7,4% no mês de março, mas chegou a ultrapassar os 10% em setembro de 2022. Esta subida dos juros dos bancos centrais, para controlar a inflação, está a afetar os cidadãos, sobretudo os mais endividados e com taxas de esforço mais elevadas.

Mais de um milhão de famílias tem crédito da casa com taxa variável. São estas que estão mais expostas às subidas das taxas Euribor, que servem de base para o cálculo da prestação da casa.  Em 2022 estas taxas deixaram os valores negativos e subiram de forma acelerada, superando já os 3% nos três principais prazos. O agravamento das taxas Euribor está a refletir-se num aumento expressivo da prestação paga ao banco.

Até 31 de dezembro de 2023 estão em vigor medidas excecionais para mitigar os efeitos do aumento das taxas de juro nos contratos de crédito:

Acompanhamento do risco de incumprimento de contratos de crédito;

Suspensão temporária da comissão de reembolso antecipado;

Resgate antecipado de planos de poupança sem penalização

Possibilidade de descontar menos IRS todos os meses para aumentar o rendimento disponível.

 

Este ano foi criado um regime extraordinário de apoio às famílias no pagamento de rendas ou da prestação do crédito à habitação.

 

Face às dificuldades financeiras das famílias e sem prejuízo da pertinência de algumas das recentes medidas de apoio aos consumidores, a DECO considera que as mesmas não são ainda suficientes para os proteger. Situações extraordinárias exigem medidas extraordinárias e, por isso, é preciso garantir o acesso de todos os consumidores a bens e produtos essenciais e impedir lucros excessivos de empresas à custa do sofrimento das famílias.

 Consulte as restantes medidas no nosso site em O impacto do aumento do custo de vida nos orçamentos familiares - DECO.

 

Sempre que tenha dúvidas sobre estas ou outras medidas anunciadas, não hesite em contactar o Gabinete de Proteção Financeira através do telefone (+351) 21 371 02 38 ou email gas@deco.pt ou no nosso portal gasdeco.net.

 

Consulte o Relatório TEMPOS DE CRISE 2022 / 2023: Um retrato das dificuldades financeiras das famílias