Portimão assinalou esta quarta-feira, 1 de março, o 16º aniversário do Banco Alimentar do Algarve com a atividade «Menos Desperdício = Melhor Ambiente».

Esta atividade consistiu na distribuição de biscoitos pelas ruas do centro da cidade, a cargo de alunos da DUAL, serviço de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, acompanhados por voluntários.

A ação decorreu ao longo da manhã, simbolizando os biscoitos, confecionados pelos alunos da DUAL, um terço dos alimentos desperdiçados em todo o mundo.

Criado em 1 de março de 2007, o Banco Alimentar do Algarve é atualmente o quarto maior do país, distribuindo cerca de 3.500 toneladas de alimentos por ano.

Instituição Particular de Solidariedade Social, o crescimento e consolidação da estrutura permitiu apoiar no pico da pandemia relativa à Covid-19 cerca de 30 mil pessoas em toda a região algarvia, com base nos armazéns existentes em Faro e Portimão.

Na atualidade, o Banco Alimentar do Algarve apoia no barlavento cerca de 7.500 beneficiados e conta para o efeito com a colaboração de 18 superfícies comerciais, onde é efetuada a recolha diária de excedentes, reunidos no armazém de Portimão, situado na zona da Coca Maravilhas e que entrou em funcionamento há cerca de 11 anos.

Para a prossecução da sua meritória atividade na região do barlavento a partir de Portimão, a instituição possui um carro totalmente elétrico e uma carrinha de distribuição, além de seis voluntários permanentes e 550 por ocasião das campanhas que promove, e das quais resulta uma média de mil toneladas de alimentos recolhidos anualmente.