O Município de Odemira vai promover a Gala do Desporto de Odemira, no dia 3 de dezembro de 2022,

com o objetivo de premiar, incentivar e homenagear todos aqueles que na prática de uma modalidade, na identidade de um clube e em prol do território, alcançaram resultados desportivos meritórios, reconhecendo a importância vital do Desporto na saúde e bem-estar da comunidade Odemirense e em particular nos seus munícipes.

Organizada este ano pela primeira vez, a Gala do Desporto de Odemira constitui-se num evento anual, organizado pela Divisão de Desporto e Saúde, que premeia todos os agentes desportivos que se destacaram, com inegável mérito, em cada ano desportivo. Distingue igualmente todos aqueles que ao longo da sua vida tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto.

Serão atribuídos prémios, distinções e reconhecimentos na Gala do Desporto de Odemira, sendo dirigidos aos desportistas, clubes, associações e outros agentes desportivos que estejam enquadrados no Associativismo Desportivo do Município de Odemira ou sejam naturais do concelho de Odemira.

São atribuídas prémios em três categorias: Mérito, Distinção e Desporto Federado.

Na categoria “Mérito”, haverá o Prémio Associação/Clube Desportivo do Ano, Prémio Equipa do Ano, Prémio Dirigente do Ano, Prémio Desportista do Ano, Prémio Treinador do Ano, Prémio Desportista Revelação do Ano, Prémio “Desporto para Todos”, Projeto Desportivo e Prémio Desporto Escolar.

Na categoria “Distinção” será atribuído o Prémio Mérito Desportivo aos Dirigentes, Treinadores, Desportistas, Ex Desportistas ou Equipas do Concelho de Odemira que na época desportiva transata, tiveram resultados relevantes em provas de âmbito Regional, Nacional ou Internacional (conquista de campeonatos/títulos), ou que tenham representado a Seleção Nacional.

No Desporto Federado serão atribuídos aos desportistas eou equipas diplomas de reconhecimento desportivo pelo desempenho desportivo nas federações desportivas - Estatuto de Utilidade Pública Desportiva - de acordo com as seguintes premissas: Participação em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, internacionais e Europeus e Campeões e vice-campeões nacionais.

A seleção das personalidades a distinguir é efetuada entre as candidaturas apresentadas em cada categoria. As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer cidadão eou associação desportiva.

As candidaturas devem ser apresentadas impreterivelmente até 7 de outubro.

A apresentação deve ser efetuada de forma nominal e separada, por categoria, através da ficha de candidatura, disponível na página institucional do Município de Odemira, entregue no Balcão Único, via correio eletrónico, para o endereço desporto@cm-odemira.pt ou via postal, registada com aviso de receção, para: Câmara Municipal de Odemira, Praça da República, 7630-139 Odemira.