Mais de 70 concelhos da região Centro do país e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a continuação da subida da temperatura máxima.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ do IPMA, os concelhos em risco máximo localizam-se nos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Em risco muito elevado e elevado está quase todo o restante território de Portugal continental, à exceção de 11 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro (litoral) e Lisboa (Torres Vedras).

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para a continuação da subida da temperatura, que será acentuada em alguns locais do litoral. O vento vai soprar forte nas terras altas até meio da manhã e no final do dia.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (Bragança) e os 24º (Portalegre), e as máximas entre os 29º (Guarda e Viana do Castelo) e os 38º (Évora, Beja e Setúbal).