A Campanha Eu Fumo Tu Fumas pretende mudar comportamentos dos fumadores em locais fechados como a casa e o carro. Em Portugal, estima-se que 1 em cada 3 crianças esteja exposta ao fumo nestes locais.

A Direção Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, vai lançar uma campanha de publicidade e relações públicas para prevenção da exposição ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT).

A campanha Eu Fumo Tu Fumas vai estar presente em televisão, rádio, imprensa e Facebook até final de março, e pretende chamar a atenção para este problema de saúde pública, tendo como principal enfoque as crianças e o risco a que estão expostas sempre que alguém fuma dentro de casa ou do carro. Em Portugal, estima-se que 1 em cada 3 crianças esteja exposta ao fumo nestes locais.

 

Desenvolvida pela WOP e pela Corpcom, a campanha pretende alertar os portugueses que quando fumam, todos fumam em seu redor. Neste contexto, os pais fumadores ou familiares de crianças a seu cargo, são o Target prioritário, tendo sido criado um sitio na Internet disponível em www.eufumotufumas.com. Neste site, os interessados poderão encontrar toda a informação relacionada com o Fumo Ambiental do Tabaco.

O conceito da campanha está baseado no facto de 80% deste fumo ser invisível o que, para a maioria dos fumadores, é um facto desconhecido ou ignorado quando acendem um cigarro no carro ou em casa, mesmo com a janela aberta.

A maioria das pessoas não vê o fumo, e todos os tóxicos a ele associados, a ser inalado e expelido pelos fumadores passivos. Mas, na prática, quando alguém fuma dentro de um carro ou em casa, não só estamos a respirar esse fumo como o estamos a expelir como o fazem os fumadores.  

Nas campanhas de rádio, as mensagens são semelhantes embora recorrendo a situações que não deixara nenhum ouvinte indiferente. O consumo de rádio é claramente elevado dentro do automóvel, pelo que a campanha pretende também ocupar esse espaço de audiência.

A campanha estará presente durante um mês em televisão, rádio, imprensa e na internet, nomeadamente no Facebook em https://www.facebook.com/eufumotufumas

 

Sobre O Fumo Ambiental do Tabaco (FAT)

Mais de 80% do fumo do tabaco é invisível, impedindo que as pessoas tenham uma verdadeira percepção do risco a que estão expostas e, por esse motivo, fiquem menos atentas aos outros quando fumam e mais tolerantes com quem fuma perto de si. Quando alguém fuma, todos fumam à sua volta, não existindo um limiar seguro de exposição ao fumo ambiental do tabaco.

Designado por vezes por fumo passivo ou fumo em segunda mão, este resulta da combinação do fumo libertado para a atmosfera pela ponta acesa de um cigarro e pelo fumo exalado pelo fumador. Na prática, consiste numa mistura complexa e dinâmica de mais de 7000 químicos, muitos dos quais tóxicos e que podem provocar cancro ou doenças cérebro-cardiovasculares. Estes químicos tóxicos permanecem no interior da casa ou do carro muitas horas depois de se ter fumado um cigarro, não desaparecendo totalmente, mesmo com as janelas abertas.

 

O Fumo e as Crianças

As crianças são particularmente vulneráveis ao fumo ambiental do tabaco. Por não terem como defender o seu direito a viver num ambiente sem fumo, a campanha tem como principais destinatários os pais, sensibilizando-os para um perigo que não está à vista.

Para alertar os adultos para os riscos do fumo invisível, a campanha recorre à imagem inesperada de uma criança a exalar o fumo de um cigarro que um adulto fuma: “Quando você fuma, todos fumam”.

A exposição de recém-nascidos e crianças, às substâncias tóxicas e cancerígenas presentes no fumo ambiental do tabaco está associada a graves problemas de saúde, tais como a morte súbita do lactente, infeções respiratórias de repetição, infeções nos ouvidos e indução e exacerbação de crises de asma. Contribui também para que as crianças aprendam a conviver com o tabaco, como produto de consumo comum, e se sintam mais atraídas por experimentar fumar quando atingem a adolescência. 

 

Por Corpcom