Ao longo de 9 dias a imponente XILB (Silves), a cidade mais importante do extremo ocidental do al-Andalus, vai regressar ao passado e reviver a sua "Conquista Final", tema que marca a edição dos 20 anos da Feira Medieval de Silves.
Este ano levaremos o visitante até ao ano de 1248, altura em que D, Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Avis e a mando do rei D. Afonso III, conquistou a cidade ao império Almóada, que aqui reinou por mais de cem anos. Através das muitas recriações que oferecemos, quem nos visita terá a possibilidade de experienciar a atmosfera única de outrora e fazer uma verdadeira viagem no tempo conhecendo o quotidiano das populações que aqui viviam: as suas alegrias, as suas tristezas e, sobretudo, a insegurança de quem se sentia ameaçado pela pressão da conquista cristã, que já antes havia ocorrido quando, no ano de 1189, no reinado de D. Sancho I, a cidade tinha caído nas mãos dos cristãos.
Nesta edição a Feira Medieval de Silves celebra 20 anos de história, autenticidade, cultura e recriações históricas, que lhe conferiu, ao longo deste tempo, a chancela de um dos mais importantes eventos desta natureza ao nível nacional, imbuído de rigor histórico e qualidade artística, que alia o entretenimento à valorização do património, com um cuidado minucioso nos detalhes, que vão desde os trajes da época, à ornamentação do espaço público, à gastronomia e aos ofícios tradicionais. “A Feira Medieval de Silves é já um verdadeiro símbolo da identidade cultural do Concelho de Silves”, conforme destacou a Presidente da Câmara Municipal, Rosa Palma.
O evento trará, uma vez mais, o deslumbramento à zona histórica da Cidade de Silves num cenário de fantasia e puro encantamento, com sons de outras épocas, aromas exóticos, muita animação histórica, contando com a presença de mais de uma centena de expositores, incluindo artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores, transformando-se, assim, num palco vivo da Idade Média.
Diariamente, às 18h00, o Cortejo marca o início da atmosfera reinante na Feira. Vestidos a rigor, os participantes desfilam pela Medina e pelos Arrabaldes. A Praça Al-Mut’amid será palco dos Jogos de Guerra às 20h00 e às 22h30.
Esta edição especial, será também marcada pela estreia de dois grandes espetáculos.
Pelas 21h00, 22h00, 23h00 e 24h00, o espetáculo imersivo alusivo à temática deste ano ocorrerá no castelo, sob o título de “Xilb, conquista final”, revivendo os últimos momentos da antiga Silves muçulmana. Com música épica, narração envolvente e visuais que se fundem com o ambiente histórico, esta é uma homenagem à força de um povo e à memória de uma cidade lendária.
Já a Sé Catedral de Silves prepara-se para receber, às 20h00, o recital de música espiritual e contemplativa “De Al-Andalus à Pérsia de Rumi”. Uma viagem melodiosa pelas composições sonoras das 3 culturas e religiões que conviveram pacificamente no Al-Andalus (cristãos, muçulmanos e judeus-sefarditas).
Acentuando a vertente cultural desta edição, contaremos ainda com uma série de ações paralelas, das quais se destacam três exposições: uma de instrumentos musicais, a que se associa oficina de construção de um alaúde, a decorrer diariamente no Museu Municipal de Arqueologia; outra de miniaturas de máquinas de guerra, que pode ser apreciada na galeria de entrada no castelo de Silves e; uma outra, de fotografias artísticas, alusivas às vinte edições da Feira Medieval, em exibição na Igreja da Misericórdia. De assinalar, ainda, o lançamento da 2ª edição da História de Silves em BD, da autoria do saudoso mestre José Garcês e, da obra infantojuvenil, De Xilb a Silves: histórias de outros tempos (re)contadas nos nossos dias, de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço. Quem quiser aprender a cozinhar outros ingredientes e experimentar outros sabores poderá assistir diariamente à rúbrica “Cozinhar em Árabe” e, quem quiser aprender movimentos de dança oriental, poderá fazê-lo no Museu Municipal de Arqueologia, com a bailarina e manuseadora de fogo, Mónica Pereira.
Fiquem atentos à programação, haverá música, dança e teatro por todos os cantos e recantos. Deixem-se surpreender por personagens da época, que vos saltarão ao caminho quando menos esperarem.
Silves espera por si. Venha fazer parte desta história!