A formadora pretende aprofundar as técnicas de movimento tribal de raiz, procurando explorar formas de movimento orgânico através do corpo de cada um. Segundo a formadora, os conteúdos serão baseados em propostas de movimento e de consciencialização do corpo e postura. Esta formação, aberta a todas as idades e experiências, tem como objectivo, não só, a libertação do corpo (e do movimento), mas também, o regressar às raízes e à consciência corporal. Segundo a formadora, "dançar o movimento é mais que tudo uma forma de Ser, uma forma de expressão, é um corpo e um diálogo em profundidade.”
Cláudia Santos é uma bailarina com diferentes interesses e abordagens. Interessa-se pelo corpo e pelo movimento consciente (e livre), tendo vindo a dedicar-se à dança desde 2004. Percorreu vários estilos como a Dança Oriental, Fusão Cigana, Dança dos Balkans com Íris, e Flamenco. Complementou a sua formação no CEM (Centro em Movimento) com cursos de “Corpo e Consciência do Movimento”, Dança Contemporânea, e Anatomia do Corpo. Paralelamente, realizou um estágio de 1 ano com uma companhia de Circo (em acrobacia aérea), colaborou em projectos de animação de rua, assim como projectos musicais, no Teatro da Malaposta e Chapitô (Escola de Circo), e participou em projectos de AECS (Actividades extra-curriculares) em diversas escolas na área de Lisboa. De 2010 até 2013, dedicou-se a viajar pela África subsariana para aprofundar os conhecimentos acerca das danças tribais e tradicionais da África do Norte.
O workshop, encontra-se dividido em dois blocos, sendo que no Sábado, dia 20 de Setembro, das 17h00 às 19h00, serão trabalhadas a consciência do corpo e do movimento no espaço, incluindo exercícios de relaxamento e respiração, e, no Domingo, dia 21 de Setembro, das 18h00 às 21h00, será realizado um trabalho mais técnico e coreográfico, estendido também à correcção da postura e disponibilidade.
Esta formação decorrerá no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, estando limitada a um máximo de 15 alunos (jovens/adultos), sendo que a mesma somente realizar-se-á com um mínimo de 5 alunos. O valor do workshop é de 25 Euros para sócios e 35 Euros para não sócios. Os participantes deverão trazer vestuário que lhes permita uma boa mobilidade e flexibilidade de movimentos.
As inscrições, para o workshop, deverão ser efectuadas, através do sistema online de inscrições em www.ideiasdolevante.net ou através do número da secretaria da associação (282 010 080) que se encontra disponível, de Segunda a Sexta-feira, das 18h00 às 20h00 (excepto Feriados e mês de Agosto). O anterior número e o site poderão ser utilizados para eventuais contactos relacionados com informações sobre esta ou outras actividades da associação.
Por Ideias do Levante