Isto ocorre após a saída do relatório de execução anual da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL ADERE 2020, referente ao ano de 2019, apresentado pela Vicentina- Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, aos seus parceiros.
Através do presente relatório foi possível constatar, que as medidas que contaram com maior adesão por parte dos beneficiários, no ano de 2019, foram os Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas e as Cadeias Curtas, mais concretamente as deslocações ao mercado. Atentando a que uma das medidas com maior adesão fosse a de Cadeias curtas, efetuaram-se alterações que visam corresponder a alguns dos constrangimentos vividos pelos produtores em tempos de pandemia.
Ora, foi previsto a utilização dos apoios para além das deslocações aos mercados, mas também para “entregas em pontos específicos e aquisições de serviços associados.”
Ademais desta alteração, que se prende diretamente com a atividade dos agricultores foi ainda prevista outra, para as autarquias e associações ou parcerias, que se pretendam candidatar e obter financiamento para “Adaptação e apetrechamento de infraestruturas existentes para pontos específicos de entregas de cabazes e produtos agrícolas.”
A Vicentina como Entidade Gestora do GAL ADERE 2020 tem como principal objetivo a divulgação e dinamização das medidas abertas dentro das candidaturas PDR 2020 LEADER.
Neste âmbito são cinco as medidas com avisos abertos: “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola; Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas; Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola; Cadeias Curtas e Mercados Locais”
Para mais informações relativamente às medidas basta consultar: https://www.galadererural.org/concursos-abertos
Numa época onde a atividade agrícola viu a sua forma de sustentabilidade afetada pela interdição da venda em locais públicos, é importantíssimo reforçar que existem medidas que visam mitigar e apoiar os agricultores para que continuem as suas produções e investimentos nas regiões algarvias.
A área de intervenção da Vicentina é relativamente vasta e abrange os seguintes concelhos: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Lagos e Portimão.
Apesar do panorama nacional face ao COVID-19, a Vicentina tem como expetativa “que no ano de 2020 se possa reforçar a implementação da estratégia, apesar das atuais circunstâncias em que vivemos.”
Por: Associação Vicentina