Com o Consórcio de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico estabelecido entre a Universidade do Algarve e a SPIC nasceu uma nova e inovadora tecnologia: a impressionante projeção holográfica da figura humana, em tamanho real, que permite interação com o público.

 Atenta à evolução das tendências, a SPIC começou desde 2009 a orientar a sua atividade para os serviços relacionados com novos meios de comunicação digitais. Neste âmbito das suas atividades de investigação na área das tecnológicas de interação humana, detetou no mercado a apetência ao acesso a experiências holográficas num diversificado segmento de mercado, com potencial de comercialização em mercados geográficos diferenciados.

Neste sentido, conhecendo o potencial de mercado e de exploração de novas soluções de holografia, a SPIC e a Universidade do Algarve estabeleceram um consórcio de investigação que desenvolveu sinergias entre a empresa e a Instituição de ensino, criando uma estrutura que complementou conhecimento, experiência e recursos técnicos e humanos.

O produto consiste num sistema com projeção holográfica de vídeo em alta definição, que permite a visualização de um holograma de uma personagem real humana, num cenário ao vivo ou dentro de uma estrutura fechada.

Esta tecnologia de projeção holográfica permite a visualização de objetos ou personagens, que são projetados no espaço e que poderão ser acompanhados por conteúdos digitais personalizados, que ajudam a reforçar a mensagem transmitida. Os utilizadores vêem-se envolvidos numa experiência única e interativa que permite a visualização das projeções holográficas em contextos reais.

Uma das principais inovações associada a este produto é a reprodução holográfica de uma personagem humana, em tamanho real, dentro de uma estrutura fechada, que visa ter a função de rececionista ou relações públicas da empresa ou de um evento e que interagirá dinamicamente em funções de informação solicitadas pelo utilizador, servindo de guia orientador e de fonte de informação útil.

Noutra vertente, foi desenvolvido o Holograma a 360º. Neste caso a projeção holográfica é efetuada sobre uma estrutura, em formato 360º, permitindo aos utilizadores visualizarem a personagem de qualquer ângulo.

De modo a tornar esta experiência ainda mais extraordinária, este produto pode ser equipado com sensores volumétricos para a deteção dos movimentos dos utilizadores, ligação internet e permite a interação por tablet ou smartphone.

Outro aspeto importante é a possibilidade de efetuar presenças virtuais (teleconferências) em tempo real e com interação.

A empresa entende que existe um forte potencial de crescimento na busca de soluções de interação humana, na linha de crescimento e procura por parte dos consumidores à escala global de produtos inovadores e diferenciados ligados às tecnologias de comunicação e informação, como explica a equipa envolvida no projeto:

“Este projeto de investigação revela-se um pilar de sustentabilidade da atividade e competitividade futura da empresa, onde o investimento em I&DT, na vertente de investigação industrial, poderá dotar a empresa de uma capacidade diferenciadora de atuação nos mercados em que intervir.”

 

Por SPIC