A União das Freguesias de Faro, no âmbito da sua política ambiental e de sustentabilidade urbana, está a instalar, nos jardins da cidade, meia centena de caixas-ninho para aves e abrigos para insetos polinizadores.

Esta iniciativa, para além de procurar despertar a consciência ecológica dos cidadãos, tem como objetivo proporcionar uma zona de nidificação e de abrigo para a avifauna de modo a contribuir para a biodiversidade em meio urbano. Quanto aos abrigos de insetos, visa abrigar insetos polinizadores, como as Joaninhas, Borboletas e sirfídeos, criando condições para reproduzirem-se, protegerem-se e invernar.

De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “estes insetos, como todos sabemos, são fundamentais para a polinização das plantas e consequentemente são agentes de especial relevância para o equilíbrio do ecossistema”.

Bruno Lage, considera importante “sensibilizar a comunidade farense para a necessidade da conservação da biodiversidade como sendo um dos principais motores do desenvolvimento sustentável e para a existência de uma boa qualidade ambiental urbana”. Procura-se assim, com este projeto reforçar a informação e sensibilização sobre a importância da biodiversidade junto da comunidade, criar espaços adequados de abrigo e nidificação para aves, sensibilizar para as boas práticas ambientais e contribuir para a proteção e promoção da diversidade das espécies de aves e insetos polinizadores.

 

O Presidente da União das Freguesias de Faro

Bruno Lage