As Unidades de Saúde Familiar (USF) são pequenas Unidades Operativas dos Centros de Saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objetivos de acessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade, e que garantem aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços. A USF de Lagos, que abriu ontem as suas portas, conta com 6 médicos, 6 enfermeiros e 5 assistentes técnicos.
Esta nova Unidade foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e contou com a presença de deputados do PS eleitos pelo Algarve, com o executivo municipal de Lagos, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, João Manoel da Silva Moura dos Reis, os responsáveis pelo Centro de Saúde de Lagos, da USF dos Descobrimentos e do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve.
Na ocasião tanto o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, como a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, se congratularam com a abertura de mais uma Unidade de Saúde Familiar no Algarve, a primeira em Lagos, que cobrirá uma população de cerca de 10 mil utentes sem médico de família. Para a autarca “este é mais um dia importante na vida do município, porque estamos a melhor servir a população, disponibilizando mais condições de saúde aos lacobrigenses, que durante anos se têm debatido com diversas dificuldades nesta área”. Maria Joaquina Matos aproveitou a ocasião para solicitar ao Secretário de Estado “toda a atenção e apoio do Estado Português ao Hospital de Lagos” defendendo que “embora exista um bom hospital privado em Lagos, é fundamental podermos reforçar a componente pública”.
Também o Secretário de Estado da Saúde considerou a abertura desta nova Unidade “mais um passo importante no sentido de melhor poder servir a população”, desejando que “esta semente se possa replicar sempre que possível”.
Por: CM Lagos