No âmbito da Universidade Europeia dos Mares, a Universidade do Algarve organizou e acolheu, nos dias 7 e 8 de março, as reuniões do Grupo de Trabalho de Programas Conjuntos (JPWG). Mais de 20 representantes de nove universidades da Aliança SEA-EU participaram presencialmente e online.

No primeiro dia, Patricia Pinto, pró-reitora para a Aliança das Universidades Europeias do Mar, deu as boas-vindas aos participantes. De seguida, Lola Perea Barbera, da Universidade de Cádis, apresentou detalhadamente um relatório sobre os subgrupos de especialistas do JPWG, abordando temas como o Glossário de Programas Conjuntos, mobilidade estudantil, certificação de proficiência em inglês, estágios, relações com a indústria, processo de avaliação e garantia de qualidade.

Os representantes partilharam ainda ideias sobre os temas abordados e sobre as diferentes formas de disseminação dos Programas Conjuntos entre as universidades externas e os parceiros da Aliança SEA-UE

Ainda no dia 7 de março, Laura Howard, docente da Universidade de Cádiz, discutiu a atribuição de diplomas conjuntos (Projeto EDLab) conferentes a grau europeu, destacando experiências na promoção da cooperação no ensino superior europeu. Representantes de nove universidades trocaram informações e ideias sobre os desafios associados á atribuição de diplomas de Programas Conjuntos com base em diferentes regulamentos de universidades e países.

O segundo dia centrou-se em dois temas cruciais: taxas e financiamento e a Plataforma Comum para Programas Conjuntos SEA-EU. Delphine Dall, da Universidade de Brest, partilhou informações e algumas experiências do projeto Turquoooise para ajudar o JPWG a determinar o quadro financeiro. Por fim, Adriano Pires, da Universidade do Algarve, concluiu a reunião apresentando informações sobre a Plataforma Comum e a Identidade Digital do JPWG.

 

UAlg